Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de março de 2014

Garcia reúne-se com integrantes do Conselho Municipal de Cultura


Foto: Vicente Carcuchinski
Presidente disse que Câmara pode intermediar acordo com a Prefeitura


Onze integrantes do Conselho Municipal de Cultura mantiveram audiência, na tarde desta terça-feira (11/03), com o presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), para reclamar do descaso da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) para com o conselho. Além disso, o presidente do conselho, Paulo Roberto Guimarães, disse que a SMC não encaminhou o Plano Municipal de Cultura para ser votado pela Câmara Municipal. Os assuntos já haviam sido abordados pela manhã pelos conselheiros, durante  reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece).
Conforme explicou Guimarães, o plano foi entregue em outubro de 2013 ao prefeito José Fortunati, que o encaminhou para a SMC. Segundo os conselheiros, o Plano Municipal de Cultura foi validado duas vezes pelo conselho e tem que ser votado. "Precisamos da ajuda dos porto-alegrenses", afirmou o presidente. De acordo com  Letícia de Cássia, sem o plano não se pode pensar em políticas públicas para a cultura. "Estamos numa época de sucateamento da cultura que vem da gestão anterior", declarou o conselheiro Hans Baumann. Os conselheiros reclamaram ainda que a secretaria quer desativar o conselho e dos critérios de seleção dos contemplados pelo Fumproarte.
Professor Garcia, por sua vez, ficou de conversar com o prefeito e, se for o caso, a Câmara ser a mediadora na tentativa de solucionar o  impasse. 
Texto: Maria Cláudia Vasconcellos (reg. prof. 6260)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)