Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de março de 2014

Secretaria de Estado da Cultura lança edital Movida Cultural com patrocínio de R$ 2,5 milhões da Petrobras



Com patrocínio da Petrobras, o edital Movida Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), conta com R$ 2,5 milhões para financiar projetos de realização de festivais e mostras não competitivas no Rio Grande do Sul. O lançamento do Movida Cultural será na próxima quinta-feira, dia 20, às 18h30.
Poderão se inscrever no Movida Cultural os projetos das seguintes áreas/segmentos: Artes cênicas: Circo, Dança e Teatro; Artes integradas; Artes visuais: “Design” artístico, Artes gráficas, Artes Plásticas e Fotografia; Artesanato; Audiovisual: Eventos de exibição e Novas mídias; Carnaval de rua; Culturas populares; Literatura; Música; Tradição e folclore. O objetivo é selecionar projetos que deverão divulgar e valorizar os artistas gaúchos e fazer circular a produção cultural contemporânea do Rio Grande do Sul. Além disso, essa iniciativa visa ampliar e promover a troca, a difusão e a fruição de bens e serviços culturais. Dessa forma, os festivais selecionados tornam-se espaços de divulgação da produção cultural gaúcha e laboratórios culturais.
Com o edital, a Petrobras será a primeira companhia a fazer uso da modalidade “Ações Especiais”, do Sistema Pró-cultura RS. Conforme previsto em seu artigo 19, essa modalidade possibilita o repasse direto da empresa contribuinte do ICMS ao Fundo de Apoio à Cultura, com vistas à realização de editais de apoio a projetos culturais enquadrados nas linhas definidas anualmente por meio de audiência pública.
O lançamento é parte da Jornada da Cultura: Economia e Criatividade. Espécie de dia fora do tempo para discutir e apresentar ações em economia e criatividade, a Jornada da Cultura ocupará durante todo o dia 20 de março vários espaços do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020. Centro – Porto Alegre).   Além de mostrar números inéditos referentes à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o evento apresentará o Programa RS Criativo, em conjunto com outras secretarias e órgãos de estado.
Serviço
Seja bem vindo à Jornada da Cultura
Economia e Diversidade
20 de março | Memorial do Rio Grande do Sul | Porto Alegre – RS
Programação
10h
Mesa Economia e Criatividade
Pró-cultura RS – balanço inédito de números da LIC e do FAC
Apresentação do Programa RS Criativo
Anúncio para a Imprensa do Edital Movida Cultural RS – Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras
+ Coletiva de Imprensa
14h30min
Mesa de trocas: Pró-cultura RS
18h30min
Coquetel de Lançamento do Edital Movida Cultural RS – Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras