Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de janeiro de 2012

Cultura e arte por toda a cidade de janeiro a dezembro

A Secretaria Municipal da Cultura promoveu uma intensa programação em 2011. Foram centenas de espetáculos de dança, teatro, circo, música, carnaval, oficinas e seminários de literatura, exposições de artes plásticas, festivais e prêmios para as mais diversas manifestações culturais, além dos grandes eventos como o Carnaval, Acampamento Farroupilha e Porto Alegre Em Cena.

Em janeiro, o ano começou com a Mostra de Dança de Verão no Teatro Renascencça e a continuidade da festa carnavalesca Descida da Borges. Fevereiro foi o mês do Carnaval. No Complexo Cultural Porto Seco, a grande campeã foi o Estado Maior da Restinga. Nesse mês, o Fundo Municipal de Apoio a Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) começou a abrir as inscrições para os novos projetos que seriam beneficiados neste ano.

O aniversário de Porto Alegre é comemorado no mês de março, mais precisamente no dia 26, e a programação cultural da cidade é toda voltada para homenageá-la. Destaque para as 24 horas de Cultura, a Exposição itinerante “Em Torno do Mercado” a Entrega da Medalha de Porto Alegre e o Baile da Cidade.

24 horas de Cultura - Dentro da programação da Semana de Porto Alegre foi realizado o já consolidado projeto 24 Horas de Cultura, que levou shows a palcos a diferentes praças da cidade, como a Praça da Alfândega, o Parque Farroupilha, o espaço ao lado da Usina do Gasômetro, as praças da Encol, México e Mascarenhas de Morais, o Parcão e o Parque Germânia. Os locais receberam também apresentações de teatro de rua e dança, escolas de samba, exposições de artes plásticas e memória cultural, exibição de filmes e apresentação da Banda Municipal. Uma programação cultural com inúmeras atrações, totalmente gratuita, foi ofertada à população no último final de semana de março em comemoração aos 238 anos da cidade. Este projeto também contou com a parceria da iniciativa privada.

Abril foi o mês da dança na Capital gaúcha com dois grandes eventos. O Festival Dança Ponto Com ocorreu de 25 a 28 de abril, no Centro Municipal de Cultura. No dia 29 foi comemorado o Dia Internacional da Dança, no Teatro Renascença. Abril também foi o mês do Prêmio Açorianos de Música, que homenageou a dupla Kleiton & Kledir pelo conjunto da obra. A cerimônia, realizada no teatro do Bourbon Country ,também festejou o trabalho de Geraldo Flach, Rui Biriva e outros artistas falecidos.

Na área de cinema, o final do mês teve a exibição na Sala P.F. Gastal da mostra de filmes CineEsquemaNovo. Em abril, o Prêmio Joaquim Felizardo chegou a sua quarta edição, homenageando artistas, escritores, intelectuais, personalidades, fatos, meios de comunicação e patrocinadores que se destacaram no incentivo, promoção, divulgação e produção cultural na cidade.

O Salão Internacional do Desenho de Imprensa e o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas ocorreram no mês de maio. O Salão de Imprensa recebeu mais de três mil visitantes na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro, de março a maio. O Atelier Livre da prefeitura completou 50 anos e realizou uma série de atividades e mostras para comemorar a data.



Os meses de julho e agosto tiveram como destaque o Festival de Inverno. Um dos mais expressivos eventos promovidos pela SMC, realizou um conjunto de cursos, seminários, debates e um ciclo de cinema, ao longo da última semana de julho, com intelectuais, artistas e escritores nacionais e internacionais abordando a temática literária, filosófica, musical, cinematográfica e política.

O 6º Festival de Inverno teve como atraçõs Lobão, Pedro Aznar com participação especial de Antônio Villeroy. Arnaldo Antunes, Nelson Coelho de Castro com participação especial de Wilson Ney, Alvo do Sistema, Roots Rap & W Negro, Apanhador Só, Paulinho Fagundes, Gisele de Santi e Erlon Pericles. O último espetáculo desta edição teve a cantora e atriz argentina Soledad Villamil com o show "En Concerto",

Em julho ocorreu um do mais importantes eventos das artes plásticas da cidade, o Festival de Arte Cidade Porto Alegre e em agosto teve início a montagem dos piquetes do Acampamento Farroupilha.
No mês de setembro, a cidade se transformou com os dois maiores eventos culturais da cidade, o popular Acampamento Farroupilha e o prestigiado festival internacional de teatro Porto Alegre Em Cena, o Poa Em Cena.

Acampamento Farroupilha – O Acampamento Farroupilha manteve o público estimado de 1 milhão de pessoas, registrado pela primeira vez no ano passado. Destaque para a drenagem nas áreas mais alagadiças, espaços mais amplos para circulação e o reforço na colocação de britas nos passeios. O prefeito José Fortunati anunicou que o objetivo é promover um Acampamento Farroupilha fora de época para a Copa do Mundo de 2014.



Poa Em Cena – Foram apresentados 64 espetáculos nacionais e internacionais de teatro, ópera, dança e música, na 18º edição do Porto Alegre em Cena, de 6 a 17 de dezembro. O prêmio Braskem Em Cena, na sexta edição, destacou os melhores espetáculos (prêmio do júri e prêmio popular), melhor ator, melhor atriz e melhor diretor (clique aqui para ver os vencedores). O júri foi integrado pelos jornalistas Alice Urbim, Fabio Prickladnicki, Vera Pinto e Michele Rolim. A premiação aconteceu simultaneamente ao show das “Mônicas”, como foi chamada a apresentação das cantoras Monica Tomasi e Mônica Feijó. O Poa Em Cena de 2011 reservou ainda uma atração extra em dezembro: Os Naúfragos da Louca Esperança, do Théâtre du Soleil, um dos mais importantes grupos teatrais do mundo. Em uma inédita parceria com a prefeitura de Canoas, a apresentação da montagem francesa realizou-se naquela cidade, no Parque Esportivo Eduardo Gomes

Em novembro, no Centro Histórico da cidade se realizou a tradicional Feira do Livro, em sua 57ª edição, evento organizado pelos livreiros com o apoio decisivo da Prefeitura de Porto Alegre. Ainda mais destacado com as reformas promovidas pelo programa Monumenta, que deixou a Praça da Alfândega mais limpa, bonita e iluminada, resgatando suas feições originais.

No último mês do ano, o samba começou a tomar conta da cidade. No dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, teve início a retomada da festa carnavalesca Descida da Borges. Nesse mês os diversos prêmios açorianos tiveram espaço, com a apresentação dos vencedores do prêmio Açorianos de Teatro, Dança e Teatro Infantil e os vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura na Noite do Livro. O mês encerrou-se com o fim das inscrições para o Prêmio Açorianos de Música. E o ano terminou com a grande festa do Réveillon. Nesta edição, as atrações foram Rock de Galpão e Grupo Zueira.

Cinema, vídeo e foto - Ao longo do ano, independente do mês, destacaram-se importantes ações da secretaria através de suas coordenações. Na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, ocorreram as mostras Kenneth Anger, Claire Denis, Guy Bourdin e Anri Sala. Houve a comemoração dos 15 anos do Projeto Curta nas Telas e a continuidade do Programa de Alfabetização Audiovisual, com cursos nas áreas de fotografia e cinema, e um painel realizado em novembro; o 6° Concurso para Desenvolvimento de Projetos de Longa-metragem, realizado em parceria com o Santander Cultural e a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC/RS). Na extensa e diversificada programação geral da Sala P.F. Gastal, foram apresentadas 714 sessões de cinema (178 longas-metragens e 35 curtas), com 10.033 espectadores. Nas galerias, houve 17 exposições: Galeria dos Arcos - oito, Galeria Lunara - oito e Galeria Iberê Camargo - uma. A 35ª edição Curta nas Tela apresentou 12 curtas e obteve 17.046 espectadores.

Descentralizando a cultura - A Coordenação de Descentralização realizou, nas 17 regiões do OP, atividades culturais de incentivo à produção artística como oficinas, cursos e exibição de espetáculos de teatro, música, dança, cinema. Foram realizadas 112 oficinas de artes plásticas, capoeira, dança, hip-hop, literatura, música, teatro, vídeo, comunicação comunitária, fotografia, malabares e circo, inclusão cultural e balé para todos. Alguns destes projetos são destacados e denominados a seguir. Na parte de literatura, ocorreu a Feira de Troca de Livros de Porto Alegre no Parque Farroupilha. A Editora da Cidade editou as coletâneas do Poemas no Ônibus e no Trem e das Histórias de Trabalho. Na área musical, foram 102 atrações com público de 135 mil pessoas. Destaque para os projetos Sons da Cidade, República do Rock e Festival de Música de Porto Alegre

Parcerias - No âmbito das parcerias, a participação nos projetos de revitalização do Cinema Imperial (Caixa); Auditório Araújo Vianna (Opus Promoções); rua João Alfredo e Travessa Venezianos (Tintas Coral); Praça XV e Largo Glênio Peres (Coca-Cola); Parque Farroupilha (Pepsi); Cow Parade (Toptrend – Farah Service); Curso de Extensão Universitária Preservação do Patrimônio Cultural (ACCORS/UFfrgs).

Patrimônio cultural - O balanço da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) do ponto de vista patrimonial destaca a conclusão das reformas do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Érico Veríssimo, 307), construído em 1978. Foi procedida e completada a troca da instalação elétrica. Foi iniciada a obra que transformará a Sala Elis Regina, na Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart, 551), no Teatro Elis Regina. Foi iniciada e está próxima da conclusão a reforma da fachada e teto da Casa Torelly, sede administrativa da secretaria, assim como a climatização deste prédio, da Casa do Arquivo Histórico e da sede da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural. Está em fase de conclusão a implementação do Estúdio Araújo Vianna, que vai funcionar no Teatro de Câmara Túlio Piva.