Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de julho de 2013

Governo lança editais 2013 do Fundo de Apoio à Cultura



O Governo do Estado, por meio da secretaria da Cultura, fará o lançamento dos Editais 2013 do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) na quarta-feira (24), às 19h, em um dos empreendimentos que compõe o Roteiro Cultural Caminhos de Pedra – a Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves. Compreendendo, cada vez mais, a importância da cultura em um projeto de desenvolvimento para o estado o Governo lança pelo segundo ano consecutivo um conjunto de sete editais que somam um investimento de R$ 10 milhões.
Os editais buscam estimular todas as etapas dos processos criativos, como a criação e a produção, a difusão e a circulação, os registros e a preservação da memória, a pesquisa e os mapeamentos e também o estímulo às programações continuadas, visando à formação de platéias, de hábitos culturais e também a geração de emprego para os artistas e produtores de nosso estado.
O FAC, uma das ferramentas do sistema Pro-Cultura RS, tem como origem de grande parte de seus recursos os valores de contribuição a titulo de contrapartida das empresas que patrocinam projetos culturais por meio da isenção fiscal.
Os dois primeiros editais – Desenvolvimento da Economia da Cultura, um deles destinado aos projetos da sociedade civil, e o outro especifico para projetos das prefeituras – estarão com inscrições abertas a partir do dia 08 de agosto. Acompanhe no portal da Secretaria de Estado da Cultura: www.cultura.rs.gov.br
Sobre o FAC
Em 2012, com o lançamento inédito de R$ 10 milhões em recursos diretos aos editais, foram selecionados quase 200 projetos culturais. Se encontram em fase de realização 12 documentários para TV, 4 mini séries de 4 capítulos cada, 10 projetos de programação em feiras de Livro. Em fase de conveniamento estão 10 projetos em museus, e em final de processo seletivo 10 festivais de música, 7 projetos de pesquisa de linguagem cênica, 8 de artes visuais, e 5 curtas-metragem entre outros projetos que trabalham independente de sua área cultural uma das etapas do processo criativo.
A Associação de Amigos Caminhos de Pedra foi vencedora em 2012 na categoria Registro e Memória, com o projeto  Caminhos de Pedra – Mais identidade que através do trabalho junto à comunidade irá elaborar os textos do que se denomina “Placas Interpretativas”, 26 suportes em vidro, com iluminação por captação de energia solar, que irão identificar  e valorizar o patrimônio edificado, mas também os “saberes e fazeres” relacionados a imigração italiana, os dados dos referenciais culturais, e as características arquitetônicas.
Ações em Bento Gonçalves
O lançamento dos Editais 2013 do Fundo de Apoio à Cultura ocorre em um dos estabelecimentos do roteiro Caminhos de Pedra, projeto pioneiro, com quase vinte anos de existência, na área do Patrimônio Cultural, em grande parte financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.
A comunidade dos Caminhos de Pedras sofreu uma grande transformação sociocultural por meio do resgate do patrimônio cultural, não apenas arquitetônico, mas também envolvendo a língua, folclore, arte, artesanato, etc.
 Diversas casas foram restauradas e hoje oferecem a possibilidade de receber cerca de 200 mil turistas por ano, além da recuperação da autoestima de uma população descendente dos imigrantes italianos. O roteiro foi um dos primeiros projetos financiado por meio da LIC em 1998 e vem contribuindo para o sustento das famílias que vivem na localidade  e outras da região.
Na região de Bento Gonçalves, nos últimos anos, milhões de reais foram captados e investidos em importantes projetos culturais e turísticos por meio do Sistema Pró – Cultura. O incentivo fiscal estadual, oferecido à cultura pelo atual Sistema possibilitou a produção do longa metragem Il Cielo Sopra di Me (Um céu sobre mim) 95% dele filmado nos Caminhos de Pedra e 5% nos observatórios do Deserto do Atacama no Chile. Dirigido pelo renomado diretor italiano indicado ao Oscar, Gian Vittorio Baldi.  Essa será a última obra da carreira do cineasta e, mesmo estando em fase de finalização, já foi selecionada como participante do Festival de Cinema de Veneza.
Outro projeto é o documentário Caminhos de Pedra, que conta a história do ambicioso projeto de resgate, preservação e dinamização da cultura da imigração italiana que teve como início o restauro das casas financiadas pela Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Este documentário foi premiado no Festival de Cinema de Viena como o melhor documentário de turismo cultural do Brasil em 2011 e já acumula cinco prêmios nacionais e uma exibição no Festival de Cinema de Bologna.
O filme Diminuta também foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A obra fala sobre o Jazz, tem no elenco renomados artistas brasileiros, entre atores e músicos consagradados, e o cenário desta magnifica história passa pela  Itália e a Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul - produção da Spaghetti filmes.
Programas de TV podem ser incluídos na LIC, como o Programa Querência exibido semanalmente em horários diversos em quatro emissoras de televisão, apresenta  entrevistas gravadas em formato de  revista sobre diversos assuntos ligados ao tradicionalismo gaúcho. O program é produzido pela Casa Colonial Ragazzi dei Monti.
 Texto: Asscom Sedac