Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

16 de julho de 2013

Oficina Dom Quixote em quatro traços - FI 2013


 
DOM QUIXOTE EM QUATRO TRAÇOS
22/jul: Santiago
23/jul: Edgar Vasques
24/jul: Gilmar Fraga
25/jul: Iotti
Atelier Livre - Sala de Desenho 1
9h às 11h
R$ 20,00

OFICINA
A oficina Dom Quixote em quatro traços irá unir desenho e literatura. A ideia é trabalhar uma cena, uma personagem ou o livro Dom Quixote La Mancha, de Miguel de Cervantes. Para ministrar essa atividade, convidamos quatro desenhistas gaúchos: Santiago, Edgar Vasques, Gilmar Fraga e Iotti. Cada dia, um mestre irá demonstrar sua técnica e sua interpretação.
22/jul: Santiago
23/jul: Edgar Vasques
24/jul: Gilmar Fraga
25/jul: Iotti

MINISTRANTES
Santiago é capista e já teve seu trabalho publicado em jornais, como Correio do Povo, Jornal do Comércio, Folha de S. Paulo e Estadão. Atualmente, tem-se dedicado a projetos de livros de humor gráfico, sendo autor de 17 obras. Recebeu 20 vezes o Prêmio ARI de Jornalismo e venceu cinco vezes o concurso anual do jornal japonês Yomiuri Shimbun.




Edgar Vasques chargista, cartunista e aquarelista Vasques trabalhou nos jornais Folha da Manhã, Diário do Sul, Pasquim, revista Versus, Playboy e Coojornal e publicou pela revista francesa Charlie. Ficou conhecido nacionalmente pelos quadrinhos do Analista de Bagé, com textos de Luís Fernando Verissimo, publicados na revista Playboy. É autor dos livros Rango, História/Histórias de Porto Alegre, Tangos & Tragédias em Quadrinhos, O Vento Assassino, Tangos & Tragédias em Quadrinhos, entre outros.


Gilmar Fraga é ilustrador e caricaturista premiado em salões de humor nacionais e internacionais. Desde 1996, trabalha com ilustração editorial na Zero Hora e cria capas para livros (Jô na Estrada, de David Coimbra; Na ponta da agulha, de Claudinho Pereira; Millôres dias virão, de Breno Serafini), cds e campanhas publicitárias.


Carlos Henrique Iotti é jornalista, humorista e cartunista. Está diariamente nos jornais Zero Hora e Pioneiro (RS), Diário do Sul e Diário Catarinense (SC) e Diário do Sudoeste e O Estado do Paraná (PR). Criou um dos personagens mais famosos dos quadrinhos do sul do país: Radicci, um ítalo-brasileiro que conquista o público com seu temperamento forte, sua paixão pelo ócio e pelo vinho.



Importante 1: é fundamental ter algum conhecimento prévio da obra trabalhada (Dom Quixote).
Importante 2: só é possível se inscrever para toda oficina, ou seja, para os quatro dias de aula. Não serão aceitas inscrições por dia. A inscrição para a oficina, isenta do ingresso para o debate "OS TRAÇOS DO DESENHO NO RS".