Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de julho de 2013

Oficina Dom Quixote em quatro traços - FI 2013


 
DOM QUIXOTE EM QUATRO TRAÇOS
22/jul: Santiago
23/jul: Edgar Vasques
24/jul: Gilmar Fraga
25/jul: Iotti
Atelier Livre - Sala de Desenho 1
9h às 11h
R$ 20,00

OFICINA
A oficina Dom Quixote em quatro traços irá unir desenho e literatura. A ideia é trabalhar uma cena, uma personagem ou o livro Dom Quixote La Mancha, de Miguel de Cervantes. Para ministrar essa atividade, convidamos quatro desenhistas gaúchos: Santiago, Edgar Vasques, Gilmar Fraga e Iotti. Cada dia, um mestre irá demonstrar sua técnica e sua interpretação.
22/jul: Santiago
23/jul: Edgar Vasques
24/jul: Gilmar Fraga
25/jul: Iotti

MINISTRANTES
Santiago é capista e já teve seu trabalho publicado em jornais, como Correio do Povo, Jornal do Comércio, Folha de S. Paulo e Estadão. Atualmente, tem-se dedicado a projetos de livros de humor gráfico, sendo autor de 17 obras. Recebeu 20 vezes o Prêmio ARI de Jornalismo e venceu cinco vezes o concurso anual do jornal japonês Yomiuri Shimbun.




Edgar Vasques chargista, cartunista e aquarelista Vasques trabalhou nos jornais Folha da Manhã, Diário do Sul, Pasquim, revista Versus, Playboy e Coojornal e publicou pela revista francesa Charlie. Ficou conhecido nacionalmente pelos quadrinhos do Analista de Bagé, com textos de Luís Fernando Verissimo, publicados na revista Playboy. É autor dos livros Rango, História/Histórias de Porto Alegre, Tangos & Tragédias em Quadrinhos, O Vento Assassino, Tangos & Tragédias em Quadrinhos, entre outros.


Gilmar Fraga é ilustrador e caricaturista premiado em salões de humor nacionais e internacionais. Desde 1996, trabalha com ilustração editorial na Zero Hora e cria capas para livros (Jô na Estrada, de David Coimbra; Na ponta da agulha, de Claudinho Pereira; Millôres dias virão, de Breno Serafini), cds e campanhas publicitárias.


Carlos Henrique Iotti é jornalista, humorista e cartunista. Está diariamente nos jornais Zero Hora e Pioneiro (RS), Diário do Sul e Diário Catarinense (SC) e Diário do Sudoeste e O Estado do Paraná (PR). Criou um dos personagens mais famosos dos quadrinhos do sul do país: Radicci, um ítalo-brasileiro que conquista o público com seu temperamento forte, sua paixão pelo ócio e pelo vinho.



Importante 1: é fundamental ter algum conhecimento prévio da obra trabalhada (Dom Quixote).
Importante 2: só é possível se inscrever para toda oficina, ou seja, para os quatro dias de aula. Não serão aceitas inscrições por dia. A inscrição para a oficina, isenta do ingresso para o debate "OS TRAÇOS DO DESENHO NO RS".