Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de julho de 2013

Sedac lança Programa Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra do RS



A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, lança no dia 15 de julho, às 14h, no teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana ( CCMQ) o Programa Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra do Estado do Rio Grande do Sul (NUFAC-RS). O evento contará com a presença do presidente da Fundação Cultural de Palmares, Hilton Cobra, e com o painel Mundo do Trabalho e Políticas Afirmativas para a Juventude Negra, a partir das 15h.
Com a implantação do NUFAC-RS serão realizados cinco Cursos de Formação Profissional (Figurino, Webdesigner, Iluminação Cênica, Produção Cultural e Operador(a) de Áudio) na Área da Cultura para 200 jovens negros, do ensino fundamental e médio, incompleto e completo, ministrados na modalidade presencial. Com carga horária de 200 (duzentas) hora/aula por curso, cuja realização se dará durante 10 meses na cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Sobre o NUFAC
O NUFAC-RS tem entre seus objetivos  trabalhar a formação de agentes culturais, aptos a atuar como promotores da cultura afro brasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com amplo entendimento sobre a forte influência da cultura africana na identidade brasileira; preparar através da capacitação de jovens negros e negras para acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura, visando uma formação continuada; inserir os jovens em atividades de incubação em espaços culturais, como centros culturais, teatros, pontos de cultura, biblioteca, eventos e solenidades, bem como ainda dialogar com os programas da Secretaria de Estado da Cultura do RS; estimular a elevação de escolaridade dos alunos que fizerem parte do núcleo; Oferecer assistência aos alunos no deslocamento para o curso e ainda alimentação e buscar a inserção dos jovens junto ao mercado de trabalho, encaminhando para o cadastro de produtoras e fornecedores do Estado do Rio Grande do Sul.
  
Serviço:
O que: Lançamento do NUFAC-RS
Quando: 15 de julho, às 14h.
Onde: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre