Três grandes ícones do regionalismo gaúcho, Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges e Yamandú Costa, farão pela primeira vez um show conjunto, na próxima terça-feira, 23, às 21h, no Auditório Araújo Vianna, dentro do 8º Festival de Inverno. A realização do evento é da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e da Opus Promoções. Os ingressos já estão à venda nas bilheterias do Bourbon Country (av. Túlio de Rose, 80) entre 14h e 22h, ao preço de R$ 40.
Músico desde os sete anos de idade, Luiz Carlos Borges iniciou sua trajetória quando foi premiado na 9ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana com a canção “Tropa de Osso”. Em 1980, grava seu primeiro disco individual. Desde então, são 32 discos gravados e uma carreira bem sucedida tanto aqui no Brasil como no exterior.
Outro nome importante do regionalismo gaúcho, o gaiteiro Renato Borghetti, já é reconhecido internacionalmente, participando de inúmeros festivais de música na Europa. Começou a tocar aos 10 anos de idade, quando seu pai lhe deu uma gaita ponto. Estreou nos palcos aos 16 anos. Seu primeiro disco, “Gaita Ponto”, gravado aos 21 anos, foi o primeiro trabalho de música instrumental a atingir a marca inédita de cem mil cópias vendidas e obter o Disco de Ouro. Com uma carreira consolidada, Borghetti faz uma bem-sucedida mistura de folclore com sotaque moderno.
Já Yamandú Costa iniciou seus estudos de violão aos sete anos de idade com seu pai, o músico e professor Algacir Costa. Até os 15 anos, circulava no meio regionalista gaúcho. Dois anos depois, fez sua primeira apresentação no Centro Cultural Banco do Brasil, mostrando toda sua técnica e destreza no violão. Tem mais de 15 discos gravados no Brasil e no Japão, além de ter vencido inúmeros prêmios de instrumentista no País.
/festivaldeinverno
Edição de: Gilmar
Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.