Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de julho de 2013

CCMQ sedia seminário nacional sobre Ocupação Artística em Locais Públicos



O grupo Povo da Rua, nas celebrações de seus 15 anos, está à frente do seminário “Ocupação Artística em Locais Públicos: Uma Experiência Necessária”, que acontecerá dias 17 e 18 de julho (quarta e quinta-feira), a partir das 19h, na sala C2 da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Com entrada franca e sem necessidade de inscrição, o evento de alcance nacional será transmitido via web, pelo site justin.tv/povodaruateatrodegrupo.
Os participantes da mesa serão Romualdo Freitas (Pernambuco); Luiz Cecchia, Marcelo Palmares e Fábio Resende, de São Paulo e representantes dos grupos locais que ocupam o Hospital Psiquiátrico São Pedro: Marcelo Restori e Fábio Rangel, respectivamente diretor e ator do Falos & Stercus; Hamilton Leite, da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrai; Alessandra Carvalho, fundadora e atriz do Povo da Rua (RS) e Desirée Pessoa, diretora do neelic. Está prevista ainda a oficina “Danças Populares Norte-Nordestinas”, com o artista teatral Romualdo Freitas (Arcoverde/Pernambuco), no período da tarde, também sem necessidade de inscrições, bastando chegar com antecedência de 20 minutos no primeiro dia, para garantir a participação.
Os grupos Povo da Rua, Falos & Stercus, Oigalê, Neelic e Caixa Preta, realizam uma ocupação artística no Hospital Psiquiátrico São Pedro, com inúmeras ações culturais e educativas, como produção e apresentação de espetáculos e realização de oficinas, abertas à comunidade. Trata-se de um modelo inteligente de ocupação em local público, sendo uma referência nacional; mas mesmo com um resultado positivo, o Poder Público não se mostra receptivo, com ameaças constantes de extinção. A fim de discutir este tema tão relevante, a respeito de ocupações em locais públicos, o Povo da Rua, contemplado com o edital 2/2012 da Secretaria de Estado da Cultura, realiza esta ação, transmitida via web, para que pessoas de outros locais possam participar. A iniciativa em o apoio do Sated/RS e CCMQ
Serviço:
O que: Seminário
Dias: 17 (quarta) - Ocupações Artísticas em Prédios Públicos
18 (quinta) - Ocupações Artísticas em Praças, Ruas e Largos
Que horas: a partir das 14h.
Onde: Sala C2 – 2º andar da CCMQ (Andradas, 736)
O que: Oficina “Danças Populares Norte-nordestinas”
Dias: 17 e 18 de julho (quarta e quinta).
Que horas: a partir das 14h.
Onde: Sala Marcos Barreto – 2º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Ambas as atividades têm entrada franca, sem necessidade de inscrição. O seminário será transmitido pelo virtualmente (http://justin.tv/povodaruateatrodegrupo). Já para garantir vaga na oficina, o participante deverá chegar com 20min de antecedência, no primeiro dia.