Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de julho de 2013

Secretaria da Cultura e Fundação Palmares lançam edital para qualificação de jovens negros



Numa ação do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Cultura, a secretaria da Cultura, por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, e a Fundação Palmares lançaram o edital para o Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra – NUFAC RS 2013. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, na tarde dessa segunda-feira (15), no teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, que contou com a presença do secretário da Cultura, Assis Brasil, da coordenadora da Regional Sul do MinC, Margarete Moraes, e do presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra.
O Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra – NUFAC RS- realizará cinco cursos de Formação Profissional na área da cultura para 200 jovens negros e negras, do ensino fundamental e médio, incompleto e completo, ministrados na modalidade presencial com carga horária de 200 (duzentas) hora/aula por curso, cuja realização se dará durante 10 meses em Porto Alegre e Região Metropolitana, preferencialmente nos Territórios de Paz da região.
Assis Brasil traçou a trajetória do ensino técnico no Brasil e no Rio Grande do Sul e salientou a ausência de ações culturais nestes cursos. “A formação para qualificar profissionais na produção cultural é muito relevante em nosso país. Esperamos nos encontrar na colação de grau destes jovens que serão selecionados neste edital”, finalizou.
Margarete Moraes agradeceu ao Governo gaúcho por aderir ao edital e efetuar o convênio com a Fundação Palmares. “O governo Federal disponibiliza uma série de oficinas de capacitação cabe aos governos estaduais e municipais aderirem ou não. O governo gaúcho responde de forma positiva a esta ação de inclusão e qualificação”, disse a coordenadora do MinC.
O presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, lembrou sua caminhada como ator negro e o quanto a vivência no teatro ajudou para a integração da comunidade negra na cultura brasileira. “Agora, o mais importante destes cursos é dar mercado de trabalho para os jovens negros do país, e isto estamos fazendo”, destacou.
Também participaram da mesa de abertura o deputado Federal, Paulo Ferreira, o deputado Estadual, Adão Villaverde, a representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Povo Negro – Codene – Elis Regina, e o representante da secretaria de Estado dos Direitos Humanos, José Fagundes. Após a solenidade de abertura foi realizado o painel Mundo do Trabalho e Políticas Afirmativas para a Juventude Negra.
Mais sobre o NUFAC RS
 O projeto NUFAC RS pretende trabalhar a formação de agentes culturais, aptos a atuar como promotores da cultura afro brasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com amplo entendimento sobre a forte influência da cultura africana na identidade brasileira; Inserir os jovens em atividades produtivas, através no mundo do trabalho, nas diferentes alternativas de trabalho e renda do segmento cultural; Preparar através da capacitação de jovens negros e negras para acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura, visando uma formação continuada.
Texto: Asscom Sedac