Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de julho de 2013

Incêndio no Mercado atingiu espaços da prefeitura

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Salas do Monumenta, do COP e do Observatório da Cultura foram afetadas Salas do Monumenta, do COP e do Observatório da Cultura foram afetadas
O incêndio que destruiu parte do Mercado Público na noite de sábado, 6, também afetou três espaços da prefeitura: as salas do Observatório da Cultura, do projeto Monumenta e do Conselho do Orçamento Participativo (COP), instaladas no segundo pavimento do prédio.

Todo o trabalho de pesquisa, as imagens, os documentos, livros e mapas levantados durante os 12 anos de projeto Monumenta foram destruídos pelo fogo. Inconsolável, a coordenadora do projeto, Briane Panitz Bicca, observa que a sala do Monumenta ficava justamente na área queimada. Entre as perdas, estão processos e os relatórios de prestação de contas do projeto. Por enquanto, a coordenação do projeto se transferiu para a sede da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul, na avenida Independência, 867. O telefone para contato é 3311-1188.

Vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e criado em novembro de 2010 com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões referentes à política cultural do município, o Observatório da Cultura de Porto Alegre estava instalado junto ao Memorial do Mercado Público. O coordenador do Observatório Álvaro Santi informa que os prejuízos materiais consistem na perda de um acervo de cerca de 200 livros, abordando temas relativos às políticas públicas implantadas em outros municípios, estados e  países. Além disso, restaram queimados cinco computadores e os móveis da sala. O epaço será transferido para a sede da SMC, na avenida Independência, 453. No Mercado Público, o Observatório também realiza atendimento aos turistas que chegam à Porto Alegre, disponibilizando informações sobre os pontos turísticos da Capital gaúcha.
 
COP - O Conselho do Orçamento Participativo (COP), que se reunia quinzenalmente às terças-feiras na Sala 10 dos Altos do Mercado Público (quadrante da Praça Parobé), tinha acabado de receber melhorias. Na sala, reformada em maio, havia novo equipamento de datashow e caixa de som nova, além de nova bancada para a coordenação do COP e cadeiras novas para todos os conselheiros. Na noite de terça-feira, 9, o COP se reunirá no auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA). As reuniões acontecem das 18h30 às 21h. O diretor do DMLU, André Carús ofereceu o auditório do Departamento para a realização das reuniões do COP.
 


/mercadopublico
Texto de: Jandira Feijó, Catarina Gomes e Indaiá Dillenburg
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.