Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de julho de 2013

Conto pra ti: contações de histórias - FI 2013


 
CONTO PRA TI
22/jul: Márcia do Canto
23/jul: Carlos Urbim
24/jul: Celso Sisto
25/jul: Hermes Bernardi Jr.
26/jul: Ana Carolina Pinheiro
29/jul: Christina Dias
10h às 11h30
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Entrada Franca (sem inscrição)

Alguns dos principais autores de literatura infantil do RS irão visitar a Biblioteca Josué Guimarães durante o Festival de Inverno. Conto pra ti propõe que, em cada manhã, os escritores (e contadores de histórias) apresentem seus livros de forma lúdica e divertida para crianças de diferentes faixas etárias.

MINISTRANTES
Psicopedagoga, atriz e produtora cultural, Márcia do Canto publicou seu primeiro livro infantil em 2011. O Mundo de Camila foi selecionado pelo Projeto Federal PNBE neste ano e, em 2012, o livro ganhou uma versão para os palcos: O mundo de Camila, o livro em cena recebeu o prêmio Tibicuera de teatro Infantil e Juvenil de Porto Alegre de melhor atriz pelo seu desempenho no espetáculo.


Formado em Jornalismo, Carlos Urbim trabalhou na Zero Hora e RBS TV e, atualmente, desenvolve pesquisa e produção de textos para documentários e programas especiais. Publicou seu primeiro livro infantil em 1984, Um Guri Daltônico. Autor premiado com Jabuti e Açorianos, entre suas publicação estão são Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos e Álbum de Figurinhase Morro Reuter de A a Z. Em 2009, foi escolhido como patrono da 55ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre.


Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, Especialista em literatura infantil e juvenil, Mestre em Literatura Brasileira, Doutor em Teoria da Literatura e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Tem 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).


Hermes Bernardi Jr. é escritor, contador de histórias e coordenador regional da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Conquistou o prêmio Tibicuera de Teatro - categoria Melhor Dramaturgia Original pelo espetáculo Pé de sapato. É autor de livros infantis como o Dez Casas e um Poste que Pedro Fez, Tem Um Furo Nesta História, Casa Botão, Doido Pra Voar e Medo Dó de Medo Monstro. Em 2001 conquistou a condecoração Ordem do Livro: Amigo do Livro.


Ana Carolina Pinheiro publicou aos 13 anos seu primeiro livro, o Verdade ou Consequência? quando soube que contar histórias era o que ela queria para sua vida. É autora também de Violeta-Menina e Colher de Pau, todos pela WS Editor. Com esses livros, Ana Carolina viaja o Estado inteiro falando sobre literatura e conhecendo cada vez mais pessoas e mais histórias.
Além de escritora, Ana Carolina é estudante do curso de Letras da UFRGS e trabalha como professora de Francês e produtora Cultural. Atualmente dirige a NOZ Produções Literárias, que fundou em parceria com a escritora Christina Dias.


Christina Dias é formada em Letras, psicopedagogia e hoje se dedica ao estudo das artes e imagens dos livros ilustrados. Além de escrever, publicar e conversar com seus leitores, oferece oficinas para professores que se interessam pela formação de alunos-leitores. Entre os prêmios que seus livros receberam gosta de destacar o Açorianos de Literatura Infantil para O galinheiro do Bartolomeu, Prêmio Nacional, o sul e os livros para Menina Luz, melhor livro informativo-FNLIJ para Iberê menino, Prêmio AGES para Aqui dentro há longe imenso e a presença do livro Celina entre os finalistas do prêmio Jabuti. Seus mais recentes livros são: Instruções para Construir uma flor, editora Cortez, Um jardim para Pétala, editora Planeta e O aniversário do Tiltapes, editora Escrita Fina.


INSCRIÇÕES:
Coordenação do Livro e Literatura:
Av. Erico Verissimo, 307 - subsolo da Biblioteca Municipal Josué Guimarães.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

INFORMAÇÕES: Coordenação do Livro e Literatura
:: Cursos, oficinas e especiais: 3289.8071/8072
:: Atividades da Biblioteca: 3289.8078/8079