Foto: Ricardo Giusti
/ PMPA
Capital está no grupo das cidades com forte atuação no turismo de eventos
Capital está no grupo das cidades com forte atuação no turismo de eventos
Os estudos preliminares de viabilidade encaminhados pela Prefeitura de
Porto Alegre ao Ministério do Turismo para a construção de um novo centro de
feiras e convenções na Capital foi acolhido pelo órgão federal, que destinará R$
60 milhões para a construção do equipamento. O empenho do recurso para o
município foi feito na segunda-feira, 3, pelo MTur. Os recursos fazem parte do
conjunto de R$ 660 milhões que o PAC do Turismo destinará a 10 capitais do país
para o aprimoramento de sua infraestrutura para eventos. O próximo passo será a
assinatura de convênio entre o MTur e a prefeitura para o repasse do
dinheiro.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o
projeto do município é para um equipamento estruturado com o que há de mais
moderno em arquitetura e tecnologia, de médio porte em relação aos padrões
internacionais, mas com área de feiras de 26 mil metros quadrados de área
locável, o que corresponde a quase três vezes o maior espaço disponível para
feiras em Porto Alegre atualmente, que fica na Federação das Indústrias do Rio
Grande do Sul - Fiergs. O espaço para convenções, de 9 mil metros quadrados,
terá capacidade para 6.450 pessoas sentadas, e a área de estacionamento
oferecerá 6 mil vagas
A localização, inicialmente prevista para a construção do Porto Alegre
Centro de Convenções, é uma área de 27 hectares localizada na avenida Bento
Gonçalves, no bairro Partenon, selecionada após estudos e avaliações pelas
secretaria municipais de Turismo, Meio Ambiente, Obras, Urbanismo, Fazenda,
Gestão e Departamento Municipal de Habitação. A partir do terreno selecionado, a
prefeitura vislumbra o desenvolvimento de um projeto ambientalmente sustentável,
integrado às áreas naturais de preservação existentes no terreno, com
reaproveitamento de água de chuva, energia solar, entre outros.
Estratégico - Reivindicação de muitos anos das entidades e
empresas do Turismo da Capital, um centro de eventos de classe mundial e
adequado à realizações de grande porte é apontado como necessidade básica para a
continuidade do desenvolvimento turístico da cidade desde o planejamento
estratégico do setor, elaborado em 2007 com a participação do trade turístico,
do município e outros setores da sociedade. “É um fator estratégico para a
disputa feroz que ocorre com outros destinos na captação de eventos para a
cidade”, destaca o presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre e vice do
Sindicato de Hotelaria e Gastronomia, Daniel Antoniolli.
O dirigente defende que o segmento de eventos é a forte vocação da cidade.
“Mas hoje há uma limitação em nossas estruturas que precisa ser enfrentada e
esse investimento, que é uma conquista de todos, com certeza vai mudar a cara do
turismo de Porto Alegre”, festeja o líder empresarial confessando que seria
impossível se “conformar” com a construção de um novo centro de eventos em outra
cidade gaúcha que não fosse a Capital do Estado.
A Capital gaúcha está no seleto grupo das cidades com forte atuação no
turismo de eventos desde 2002, mas oscila muito de posição no ranking da ICCA
(International Congress and Convention Association), principal entidade
internacional do setor de eventos. No balanço de 2012, por exemplo, a cidade
perdeu duas posições entre os destinos brasileiros que mais receberam eventos
internacionais, saindo da 5ª para a 7ª colocação. Para o secretário Luiz
Fernando Moraes, “O Governo Federal foi sensível ao compreender que está nesse
segmento um grande potencial de crescimento do turismo nacional e, no caso de
Porto Alegre, cuja vocação para eventos é notória, permitirá que a cidade mude o
seu patamar de competição nesse disputado mercado internacional.”
Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
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