Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de junho de 2013

Turista poderá ter aulas para fazer churrasco e chimarrão em Porto Alegre

Projeto pioneiro no Brasil foi lançado nesta quinta-feira

Porto Alegre Turismo Criativo é projeto pioneiro no Brasil<br /><b>Crédito: </b> Samuel Maciel / Divulgação / PMPA / CP
Porto Alegre Turismo Criativo é projeto pioneiro no Brasil
Crédito: Samuel Maciel / Divulgação / PMPA / CP
Uma iniciativa inédita no Brasil e na América Latina foi lançada nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Turismo (Smtur): o Porto Alegre Turismo Criativo. A proposta é oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros experiências de aprendizagem a partir de singularidades e aspectos locais da Capital gaúcha.

Durante o lançamento, no auditório da Smtur, o secretário Luiz Fernando Moraes disse que em Porto Alegre o turista poderá ter aulas de churrasco e chimarrão, realizar uma oficina de dança gaúcha, teatro, artes plásticas ou participar do projeto Caminhos Rurais. “Existe uma geração de turistas que viajam e que desejam atividades de interação nas cidades visitadas”, explica.

Na lista de atividades estão aibnda oficinas de danças tradicionais gaúchas, de artes, de pintura e de artesanato, entre outras atividades de interação e aprendizagem. Dentro de um um mês, a programação poderá ser conferida no site do programa.

Dea acordo com o secretário, para atender a esse novo perfil de turista, a receita é agregar ao produto turístico o valor da criatividade, da cultura e de tantas outras atividades possíveis de organizar na cidade. O programa é pioneiro no Brasil e foi construído a partir do conceito idealizado na Europa no início do ano 2000.

No lançamento, que contou com a presença de artistas, artesãos e de 30 entidades parceiras do projeto, foram apresentadas ainda as informações sobre a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo Porto Alegre 2013, que acontecerá entre os dias 22 e 23 de outubro no Theatro São Pedro. No encontro, segundo Moraes, serão apresentadas experiências de turismo criativo em cidades como Paris e Barcelona e nos Estados Unidos.