Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de junho de 2013

Turista poderá ter aulas para fazer churrasco e chimarrão em Porto Alegre

Projeto pioneiro no Brasil foi lançado nesta quinta-feira

Porto Alegre Turismo Criativo é projeto pioneiro no Brasil<br /><b>Crédito: </b> Samuel Maciel / Divulgação / PMPA / CP
Porto Alegre Turismo Criativo é projeto pioneiro no Brasil
Crédito: Samuel Maciel / Divulgação / PMPA / CP
Uma iniciativa inédita no Brasil e na América Latina foi lançada nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Turismo (Smtur): o Porto Alegre Turismo Criativo. A proposta é oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros experiências de aprendizagem a partir de singularidades e aspectos locais da Capital gaúcha.

Durante o lançamento, no auditório da Smtur, o secretário Luiz Fernando Moraes disse que em Porto Alegre o turista poderá ter aulas de churrasco e chimarrão, realizar uma oficina de dança gaúcha, teatro, artes plásticas ou participar do projeto Caminhos Rurais. “Existe uma geração de turistas que viajam e que desejam atividades de interação nas cidades visitadas”, explica.

Na lista de atividades estão aibnda oficinas de danças tradicionais gaúchas, de artes, de pintura e de artesanato, entre outras atividades de interação e aprendizagem. Dentro de um um mês, a programação poderá ser conferida no site do programa.

Dea acordo com o secretário, para atender a esse novo perfil de turista, a receita é agregar ao produto turístico o valor da criatividade, da cultura e de tantas outras atividades possíveis de organizar na cidade. O programa é pioneiro no Brasil e foi construído a partir do conceito idealizado na Europa no início do ano 2000.

No lançamento, que contou com a presença de artistas, artesãos e de 30 entidades parceiras do projeto, foram apresentadas ainda as informações sobre a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo Porto Alegre 2013, que acontecerá entre os dias 22 e 23 de outubro no Theatro São Pedro. No encontro, segundo Moraes, serão apresentadas experiências de turismo criativo em cidades como Paris e Barcelona e nos Estados Unidos.