Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de junho de 2013

Memorial RS faz festival no final de semana


Neste final de semana ( 29 e 30) será realizado o Memorial Cultural com intensa programação organizada pelo Memorial do Rio Grande do sul,  Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e  Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos do Mercosul,  em parceria com o Comitê Latino-Americano , a produtora audiovisual Avante Filmes e o grupo SOMOS, com o apoio da Associarte e da Rádio Fórum .
A proposta busca sintonizar as instituições de memória, história e cultura com as grandes discussões que estão sendo feitas na sociedade civil da atualidade. Serão dois dias de atividades diversificadas como música, artes visuais, artesanato, debates, teatro e debates. Todas gratuitas.
Confira a Programação:
Sábado
- 29 de Junho, às 14 horas, debate Políticas para a cultura no RS, com membros da Rádio Fórum e representantes do poder público abordando o panorama das políticas públicas da área cultural no estado e a inauguração de exposições dos artistas Bruno Ortiz, Maurício Quadros e Tharcus Aguilar, além de peças de artesanato oferecidas pela Associarte - Associação de Artesãos do Rio Grande do Sul.
-Às 16 horas, a Rádio Fórum, o Coletivo Catarse, Jornal Tabaré e o Sul 21, sob mediação do Professor Arthur Ávila, do departamento de História da UFRGS promovem o debate: Quem decide o que é notícia?.Os palestrantes discutirão temas relacionados à imprensa, democracia e democratização da comunicação. Ambos os debates serão transmitidos ao vivo pela www.radioforum.com.br
- Às 18h inicia a programação musical com apresentações de Alessandra Terribli, Ciro Ferreira, Farrabute, Grupo Acapulco Folklore, La Digna Rabia, Mestre Chico, Paulinho Paradas e Josué Farias e Quinteto Itororó. No mesmo horário, também serão promovidas oficinas de teatro e de criação com técnicas diversas.
A gastronomia também se fará presente. O Comitê Latino-Americano, trazendo produtores independentes, oferece o cardápio: Pizzas, empadas, cervejas e cachaças artesanais.
Para oferecer aos visitantes a oportunidade aproveitar a diversidade das atrações, o Memorial do Rio Grande do Sul ficará aberto até à meia-noite.
Domingo:
- Às 15h – no dia 30 de Junho, a temática é Direitos Humanos com a apresentação do filme No, que retrata o final da ditadura de Pinochet, no Chile.
-Às 17 horas, os visitantes serão apresentados ao acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, que conta com documentos do século XVII até a atualidade, com destaque para o acervo da repressão.
-Às 18 horas inicia a Mostra Close, realizada pelo Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade com a Avante Filmes e tem o objetivo de valorizar produções cinematográficas e promover reflexões em relação a seu tema principal: a diversidade de expressões da sexualidade humana. Os filmes exibidos serão: Assunto de Família (Caru Alves de Souza), O Segredo dos Lírios (Brunna Kirsch e Cris Aldreyn, Uma, Duas Semanas (Fernanda Teixeira), Na Sua Companhia (Marcelo Caetano), Leve-me Para Sair (José Agripino), e Chapô (Eduardo Mattos)