O Centro de Dança da Secretaria
da Cultura de Porto Alegre estará realizando de 26 a 30 de junho o IV
Festival Dançapontocom. Voltado para a produção contemporânea em dança, o
objetivo do evento é o de privilegiar o “encontro”, seja entre criadores,
linguagens ou mesmo outros olhares e saberes. Para 2013, preparamos uma
programação que privilegia a produção local. O Festival homenageará o Grupo Terpsí,
criado em 1987. Na sua trajetória produziu obras emblemáticas, como “Quem é?”
(que representou o Estado no Carlton Dance), “Orlando’s” (vendedor do Açorianos
de Dança 96), “Ditos e Malditos”, entre outros.
Na plateia de cada espetáculo
contaremos com as críticas Suzy Weber e Maria Helena Bernardes. A fim de
propiciar um debate amplo e diversificado entre a dança e demais áreas,
acontecerá no domingo (Dia 30) um debate aberto ao público com entrada franca
com as referidas especialistas e os grupos participantes da programação.
O Festival Dançapontocom é
realizado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre com
promoção do Clube do Assinante ZH. O valor ingresso é R$ 10,00 com desconto de
50% para Clube do Assinante ZH, estudantes, idosos e classe artística (exceto
para as oficinas e videoconferências).
Outras informações podem ser
obtidas através do tel. 3289-8063, ou pelo e-mail (tomazzoni@smc.prefpoa.com.br).
Atenção:
As inscrições para as oficinas estão com as inscrições abertas até o dia 19 de
junho.
Programação:
Dia 26
Homenagem ao Grupo Terpsí Teatro Dança
Montagem “Casa das Especiarias + Painel de
Homenagem”
Sala Álvaro Moreyra | 20h
“Casa das Especiarias: Instalação
Coreográfica” é motivada pelas sensações provocadas pelas especiarias, um
convite a novas experimentações provocadas inicialmente pelo olfato e paladar .
Um lugar “casa” repleto de cheiros, sabores, amores e dores um lugar de
visitas.
Particularmente, nesse novo
processo de criação, é possível nos apropriarmos do espaço que dispomos e
misturar linguagens como dança, música, projeções. A obra emerge justamente
dessa interação simultânea entre o real e o virtual, provocadores de muitas
imagens. Cada fazer uma nova obra ” a obra só é transformadora no fazer…
E nesse “fazer”, permanecemos em um eterno e produtivo processo de criação. A
obra se modifica a partir de uma transformação que é dos bailarinos/
intérpretes, pois para a Terpsí Teatro de Dança, eles são a própria obra.
FICHA TÉCNICA:
- Intérpretes Colaboradores:
Angela Spiazzi, Edson Ferraz, , Francine Pressi, Gabriela Peixoto, Gelson Farias
,Natália Karam e Raul Voges .
- Direção e Concepção:
Carlota
- - Interferências visuais :
Darjá Cardozo
- Trilha musical original:
Vagner Cunha
- Trilha pesquisada: Carlota
Albuquerque
- Cenário: Raul Voges e
Terpsí Teatro de Dança
- Figurinos: Anderson de
Souza e alunos do Curso Tecnólogo em Design de Moda da Faculdade de Tecnologia –
Senac / Porto Alegre, Terpsí e Andrew Tassinari
- Criação de Luz: Guto
Greca
Painel de Homenagem ao grupo
Terpsí, com a presença de Silvia da Silva Lopes, Luciano Alabarse, Leta
Etges, Suzana Schoellkopf, Wagner Ferraz, Eneida Dreher, Sayonara Pereira e
Sandra Sachs.
Dia 27
“Flor”, performance de Thais Petzhold
Entrada Principal | 18h
“Flor” é uma obra de grande delicadeza, realizada em
tempo expandido (mais lento), com música instrumental de extrema qualidade,
habitando locais urbanos com grande movimento de pedestres. Esta performance
coreografada pela bailarina e coreógrafa Thaís Petzhold e musicada pelo
violoncelista Celau Moreyra, tem como proposta levar os artistas Thaís e Celau,
que compõem a “célula fixa”, para dialogarem com diferentes artistas, culturas e
paisagens urbanas do Brasil. Para isso, artistas locais (residentes de cada
estado escolhido) foram convidados para integrar a coreografia e música já
existentes, criando um novo diálogo estético em cada cidade. “É a delicadeza
da vida que brota a todo instante, sob nossos pés apressados, nosso olhar
limitado, nossa mente congestionada. Um sutil chamado para a simplicidade das
coisas essenciais que mantém o ciclo da vida (nascimento/morte) e que não
percebemos com constância” (Thaís Petzhold)
Ficha Técnica
Concepção, Direção geral e bailarina: Thais
Petzhold
Músico: Celau Moreyra
Bailarina convidada: Maria Falkembach
Figurinos: Antônio Rabadan
Dia
28
“Fauno”, do
Grupo Jogo - Sala Álvaro Moreyra | 20h | 20h40min
“Re-cintos”,
de Muovere Cia de Dança - Teatro Renascença | 21h
Fauno: Um fauno desperta, toca sua flauta e é atraído por
ninfas, que o fazem transitar entre o real e o imaginário, entre o desejo que se
realizou ou não, consciente ou inconscientemente, na realidade ou no sonho:‘Foi
um sonho o que amei?’ O desejo no âmbito imaginário está presente no poema
“L'après-midi d'un faune”, de StéphaneMallarmé, como uma descrição do próprio
personagem de suas experiências, aspirações e pensamentos íntimos, criando
imagens e questionamentos sobre o que se vivencia e o que se projeta a partir de
nossa consciência ou da ausência dela.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Alexandre Dill | Intérprete: Igor Pretto |
Coreografia: Igor Pretto e Alexandre Dill | Cenário: Bruno Salvaterra |
Figurino: Fabrízio Rodrigues | Direção de Fotografia e vídeo: Gabriel Faccini e
Pedro Henrique Risse | Desenho de luz: Fabrício Simões| Execução de luz: Daniel
Fetter | Trilha sonora: Bibiana Peteck e Lívia Santos | Arte Gráfica: Luiza
Mendonça | Equipe de apoio: Thainá Gallo, Emanule de Menezes e Vicente Vargas |
Divulgação e Produção: Palco Aberto Produtora | Realização: GRUPOJOGO de
ExperimentAção Cênica
Re-cintos: Uma das obras mais importantes do repertório da
Muovere, RE-SINTOS marca 15 anos de palcos, tendo se apresentado em sete Estados
brasileiros. Titulado RECINTOS em 1998, a versão atual resulta num outro
espetáculo que percebe o espaço como um dos centros da atividade humana,
reinterpretando os padrões de comportamento e lugares com acidez, bom humor e
critica. Inspirado na figura do cavalo, RE-SINTOS teve sua pesquisa estética no
4º Regimento da Cavalaria Montada da Brigada Militar de Porto Alegre.
“Na obra da companhia, aberto está um lugar de arte. De
dentro para fora, ele nos propõe perguntas sobre a nossa topologia intima [...].
Re-sentir o espaço, para um novo povoar de sentimentos, com posturas em forma de
arte corporal” (Cássia Navas, 2013)
FICHA TÉCNICA
Direção Geral e Coreográfica: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada/Direção Cênica: Jezebel de Carli
Bailarinos: Didi Pedone, Roberta Savian, Denis Gosch, William de Freitas e Letícia Paranhos
Cenografia: Juliano Rossi e Rudinei Morales
Figurinos: Antônio Rabadãn
Luz: Nara Maia
Direção de produção e relações Institucionais: Patrícia Machado
Cenotécnica: Sandra Santos. Assistente Eduardo Richa
Conceito de Identidade Visual Original: Diego Mac
Designer e mantedor site & identidade visual: Sandro Ka
Site: Diego Leismann
Direção Geral e Coreográfica: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada/Direção Cênica: Jezebel de Carli
Bailarinos: Didi Pedone, Roberta Savian, Denis Gosch, William de Freitas e Letícia Paranhos
Cenografia: Juliano Rossi e Rudinei Morales
Figurinos: Antônio Rabadãn
Luz: Nara Maia
Direção de produção e relações Institucionais: Patrícia Machado
Cenotécnica: Sandra Santos. Assistente Eduardo Richa
Conceito de Identidade Visual Original: Diego Mac
Designer e mantedor site & identidade visual: Sandro Ka
Site: Diego Leismann
Dia
29
“Sobre o armário
e a atividade dos objetos – um estudo para a natureza-móvel” – Sala de Pintura,
Atelier Livre | 17h | 19h
“Circulação em
dois atos com Tempostepegoquedelícia e bundaflor bundamor” – Sala Álvaro Moreyra
| 19h30min
“Conseqüências”,
Teatro Renascença | 21h
Sobre o armário e a atividade dos objetos – estudo para
natureza-móvel: Instigadas pelo desejo de trabalhar com os detalhes e a precisa
gestualidade da obra do pintor holandês Jan Vermeer, as artistas iniciaram
explorando o universo dos objetos cotidianos e sua organização. No centro da
cena encontra-se uma mulher que observa um armário. Ela o abre. Em uma ação
contemplativa se depara com diversos objetos de natureza peculiar. Retirando-os
do armário, os gestos da mulher acentuam e ampliam os detalhes que passam
despercebidos no cotidiano, fazendo com que o objeto seja visto por uma outra
óptica. Buscando através das imagens, o espectador é conduzido então, a um mundo
de pequenas descobertas e sensações colecionadas, em uma atmosfera lúdica e
intimista. “Penso dança como uma forma de dar dignidade ao movimento. No
espetáculo, decidimos exaltar uma das atividades reconhecidas como menor, mas ao
mesmo tempo tão cotidiana e ordinária, que é o fazer interno de uma casa, da
arrumação, da organização. É a gestualidade à procura do encantamento com o
objeto, lembrança na ação íntima e pessoal. Um devaneio estético.” (Bia
Diamante)
CONCEPÇÃO E DIREÇÃO | Bia Diamante
CRIAÇÃO COREOGRÁFICA | Bia Diamante e Juliana
Rutkowski
INTÉRPRETE | Juliana Rutkowski
CONCEPÇÃO VISUAL | Bernardo Vieira
Circulação em Dois Atos com Tempostepegoquedelícia e
Bundaflor, Bundamor: Vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna de 2012,
Circulação em Dois Atos consiste na apresentação através do país, dos
espetáculos "Bundaflor Bundamor" e "Tempostepegodelícia", da Eduardo Severino
Companhia de Dança.
Bundaflor Bundaflor: O trabalho discorre sobre a Bunda, uma
abordagem humorística do imaginário brasileiro, brindando, dançando, brincando e
extrapolando a banalização de tudo o que compõe o real e o simbólico desse
universo traseiro.
Tempostepegoquedelícia: se propõe a desbotar as encarnações
do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena
sexualidades provisórias.
FICHA
TÉCNICA
BUNDAFLOR,
BUNDAMOR
Concepção coreográfica - Eduardo
Severino e Luciano Tavares
Intérpretes/criadores - Luciano
Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas
TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA
Concepção e coreografia –
Eduardo Severino
Direção Cênica – Elcio Rossini e
Eduardo Severino
Criadores Intérpretes – Luciano
Tavares e Mônica Dantas
Elementos Cênicos – Élcio
Rossini
Pesquisa musical – Luciano
Tavares
Mixagem – Jorge
Foques
Iluminação – Luka
Ibarra
Produção: Luka Ibarra/ Ana Paula
Reis/ Lucida Cultura
Assistente de produção: Débora
Nunes
Conseqüências: A obra poético-coreográfica propõem um
mergulho no universo das imagens geradas pelo movimento condicionado e,
constantemente, reelaborado do corpo urbano. É um experimento fundamentado no
diálogo entre desdobramentos de recursos técnicos e específicos das danças
urbanas e, sendo estes, reutilizados a partir de um olhar contemporâneo,
experimentando diferentes fontes sonoras e questionando maneiras tradicionais de
apresentar o mesmo em cena. As cenas do espetáculo são consequências imagéticas
e coreográficas destes experimentos.
Ficha técnica
Direção geral e coreográfica: William
Freitas
Direção executiva: Cristina Pereira
Iluminação: Moa Junior
Trilha Sonora: Flavio Aquino
Figurino: Anaclara Brito
Figurino: Anaclara Brito
Elenco: Ariele Betineli, Carini Pereira, Caroline Fossá,
Eduardo Richa, Eduardo Bertoletti, Gabriela Pinho, Mariana D. Silva, Marco
Chagas, Paola Danúbia e William Freitas.
Convidado: Cauan Feversani
Dia
30
Mesa de Debates.
Sala Álvaro Moreyra | 16h
Mostra
Coreográfica. Teatro Renascença | 18h
Mesa de Debates: Produção Contemporânea em dança de porto
Alegre- convergências e divergências.
Artistas Convidadas: Suzy Weber e Maria Helena
Bernardes
Com a presença dos artistas participantes da 4ª Edição do
Festival Dançapontocom
Mostra coreográfica
Oficinas
Caminhos que levam à coreografia
Ministrante: Magda Loitzenbauer
De 26 a 28 de junho, 14h30min – 17h
Companhia de Arte
Práticas do Sensível – A linha entre o desenho e a
dança
Ministrante: Mariana Konrad
Dia 29 de junho, 14h30min
Sala de Desenho II – Atelier Livre
Videoconferências
Terpsí em obras – Mostra de
Trabalhos
Dia 29 de junho,10h30min
Sala PF Gastal | Usina do Gasômetro
Danca, música e pintura - uma
interação
com Magda Loitzenbauer
Dia 29 de Junho,14h30min
Auditório Atelier Livre | Centro Municipal de
Cultura