Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

17 de junho de 2013

Encontro une agentes culturais e educacionais


Professores da rede pública estadual e municipal, agentes culturais, coletivos, representantes dos Pontos de Cultura e dos Territórios de Paz de Porto Alegre e Região Metropolitana lotaram o teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, no inicio da tarde dessa segunda-feira (17), para a apresentação do edital do programa Mais Cultura nas Escolas. O projeto é uma parceria dos ministérios da Cultura e da Educação e aqui no Rio Grande do Sul conta com a participação da Secretaria de Estado da Cultura.
O evento teve a presença do secretário da Cultura, Assis Brasil, que ressaltou a importância da união entre cultura e educação.  “A educação precisa da cultura para ampliar repertórios e a cultura precisa da educação pela imensa capilaridade que esta possui como instrumento, já existente, de transmissão das ações culturais”, disse o titular da pasta.
A coordenadora da Regional Sul do ministério da Cultura, Margarete Moraes, destacou a necessidade da união das missões institucionais. “É possível criar conexões e parceria com as escolas. A cultura respeita os programas pedagógicos, apenas se soma para oferecer infinitas possibilidades de participação”, concluiu.
Também participaram da mesa de abertura do encontro Leandro Anton e Zé dos Rios, como representantes da comissão estadual da Rede RS de Pontos de Cultura, que definiram  o programa como um espaço de aprendizagem e compartilhamento, onde agentes culturais e organizações dos Territórios de Paz podem dialogar com a direção das escolas públicas.
Marco Dili representou os quatro Territórios de Paz de Porto Alegre e falou sobre o trabalho pela redução da violência entre os jovens das comunidades atendidas pelos Territórios e sobre a importância de projetos como este que possam fazer os jovens sentirem-se parte integrante da comunidade.
O encontro foi organizado pelas  secretarias de Estado da Cultura e  da Educação, Representação Regional Sul do Ministério da Cultura e  Comissão Estadual dos Pontos de Cultura.
O programa
O processo contemplará até 10 mil projetos voltados para escolas públicas em todo Brasil. O investimento chega a R$ 200 milhões, sendo que cada projeto receberá entre R$ 20 e 22 mil, sendo realizado em parceria com a comunidade cultural (pessoa física ou CNPJ).
Mais Cultura nas Escolas une iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil para democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares. O programa trabalha com nove eixos temáticos criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas.
Todas as informações sobre o edital estão no site do MinC: www.cultura.gov.br, da FNDE:www.fnde.mec.gov.br e do MEC: www.mec.gov.br