Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2013

Planos para 2013


A CLL entrevistou alguns artistas e escritores a fim de descobrir e trazer ao leitor uma previsão do que ocorrerá no ano de 2013.


Um dos entrevistados foi o cartunista e quadrinista Santiago; ele contou à CLL seus planos para o ano que se inicia.

Devo estar com um álbum de quadrinhos que a editora me prometeu para março. Não temos ainda o título que provisoriamente é "MEMOCAUSOS". São relatos de causos da minha infância e juventude em forma de quadrinhos. Terá em torno de 80 páginas - formato clássico de álbum de quadrinhos, como o formato já consagrado do Astérix, Tintin, etc.





Outra vítima nossa foi a célebre escritora de A Vida Sexual da Mulher Feia. Cláudia Tajes está com planos já para o ínício do ano.


Estou terminando meu primeiro livro de contos, que espero entregar até o final de fevereiro. Para sair lá por março ou abril. O título, até prova em contrário, é Sangue no Olho. Por enquanto é isso.
.


Por fim, e não menos importante, Márcia Tiburi deu suas considerações sobre o que virá pela frente:

Neste ano vou publicar um ensaio sobre filosofia e drogas chamado Sociedade Fissurada pela editora Record. Deve aparecer em abril/maio. Vou reeditar a minha oficina literária chamada Oficina Grogotó que tenho em parceria com Evandro Affonso Ferreira (autor de Minha Mãe Se Matou Sem Dizer Adeus (Record), entre outros). Palestras sempre há muitas, mas é impossível dizer agora enquanto a agenda se organiza.




16:48 09/01/2013, noreply@blogger.com (Coordenação do Livro e Literatura), Coordenação do Livro e Literatura
Seguindo com as entrevistas sobre os planos de alguns escritores para o ano de 2013, hoje também foi a vez do escritor Caio Riter, e das escritoras Martha Medeiros e Carol Bensimon.

Caio Riter foi finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2012 na categoria infato-juvenil, confira o que ele contou para a CLL:




2013 se apresenta com boas perspectivas. Esta certa a publicação de três títulos: dois infantis e um juvenil. Todos serão editados pela editora Gaivota. Maria e seu sorriso na janela (infantil) trata do amor de um garoto por uma menina que sempre o acolhe, quando ele passa de skate em frente à sua janela, com o mais belo sorriso que Marcelo já viu. Até que um dia, a janela não se abre. Sete patinhos na lagoa (infantil) retoma o gênero da fábula, de forma renovada e usando a estrutura da narrativa de repetição e acúmulo. Sete patinhos irmãos aventuram-se a nadar na lagoa em que vive o temível jacaré Barnabé. Duas vezes na floresta escura (juvenil) narra a história de Susana, uma jovem que se vê obrigada a sair de sua escola, de sua casa, de sua cidade para viver numa pequena e aparente pacata cidadezinha interiorana. Lá, ela ficará isolada de tudo e de todos os que ama, com exceção do pai. No fundo da rua, a floresta escura suscita convites. Há possibilidade também de publicação de um livro de poemas para adolescentes, mas ainda não recebi o ok definitivo. Aguardemos, então.
Martha Medeiros é autora de mais de 20 livros, entre poesia, infantil, crônica e romance. É também colunista do jornal Zero Hora.
Olá, bem provável que eu lance uma nova coletânea de crônicas em 2013 (sem título definido) e que
uma nova peça de teatro baseada em textos meus estreie no Rio de Janeiro, chamada
Feliz por Nada. Ambos os projetos são para o segundo semestre. Obrigada, um abraço e feliz 2013!
Carol Bensimon é gaúcha natural de Porto Alegre. É autora do romance Sinuca embaixo d'água (editora Companhia das Letras), finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Autor Estreante e do Prêmio Jabuti de 2010 na categoria Romance.
Olá. meu plano para 2013 é lançar meu terceiro livro (o segundo romance), Faíscas, que está em fase de conclusão, e cujo primeiro capítulo pode ser lido na Granta - Os melhores jovens escritores brasileiros. Abraço.


15:21 11/01/2013, noreply@blogger.com (Coordenação do Livro e Literatura), Coordenação do Livro e Literatura
Continuando com a divulgação dos planos dos escritores para o ano, saberemos um pouco do que
Eni Allgayer, Luís Dill e Ricardo Silvestrin pretendem para 2013.


Eni Allgayer, finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária em 2011 com o livro “ Em busca do Canto da Sereia”, também já está preparada para 2013.

Adianto o lançamento de "Um Anjo no Jardim" no início de março (infantil) e " A Confraria da Tumba 55" (juvenil) em julho. Continuarei com palestras em escolas e feiras de livros pelos projetos "Autor presente" e Editora WS.



Luís Dill, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura nas categorias Conto e Juvenil., foi finalista do Prêmio Jabuti por 4 vezes. Ele já adianta muitos lançamentos para este ano.

Alguns livros que devem sair em 2013 (assim espero): "Os assassinatos da rua Morgue e Gritos na noite”, um juvenil que sai dentro da série Cara e Coroa da editora Mundo Mirim; “Longe, tão perto”, infantil, editora ZIT; “Labirinto no escuro”, juvenil, editora Positivo; “Meu amigo fabuloso”, infantil, editora Larrouse; “Na companhia de Ágata”, juvenil, editora Artes e Ofícios; “Vida e morte em Sunset Hill”, juvenil, edições Jogo de Amarelinha. Tem mais um livro que deve sair agora em 2013: "Destino sombrio", juvenil da Companhia das Letras.





Ricardo Silvestrin, já ganhou 5 vezes o Prêmio Açorianos de Literatura, como poeta, autor de livro infantil, editor e destaque de mídia.

Lançarei em 2013 um livro de poemas inéditos, deve sair em maio. Também lanço um livro bilíngue, no Uruguai, de poemas para crianças: Los seres Trock.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11:26 15/01/2013, noreply@blogger.com (Coordenação do Livro e Literatura), Coordenação do Livro e Literatura
Hoje, seguindo com os planos dos escritores para este ano, Heloisa Prieto, Cristina Macedo e Paulo Markun contaram as novidades para nós.




Heloisa Prieto é escritora de literatura infanto-juvenil nascida em São Paulo. Com 44 títulos publicados, é também colecionadora de prêmios de literatura. Já escreveu textos para teatro, cinema e TV, onde participou do Castelo Rá Tim Bum.

Estou com o livro Escrita Secreta no prelo da editora Escrita fina. Após o lançamento do livro, previsto para fevereiro, darei várias oficinas sobre a literatura e fotografia, tanto em escolas, quanto na casa de livros. No meu facebook já está postada uma página do livro. A oficina contará com a participação de Priscila Nemeth, uma das fotógrafas. Nesse exato momento estou escrevendo uma trilogia para editora Prumo, cujo título é coleção Quimera. Ela será ilustrada por Janaina Tokitaka. No prelo da Rocco também está A Estrela da Tempestade, A Biografia e Correspondência de Anita e Garibaldi. Esse livro já foi selecionado para o PNBE, e agora deverá sair em edição comercial. Além desses projetos, tenho outros, recentemente concluídos, na Companhia das Letras, na SM edições e Leya, mas ainda sem previsão de lançamento.
Abraços, obrigada pelo apoio.
P.S.: há um convite feito por Rafael e Hermes B. para que Priscila Nemeth, Victor Scatolin e eu façamos uma oficina sobre literatura e poesia em POA. Estamos torcendo para que ele se concretize.



Cristina Macedo apresenta o Sarau Literário Zona Sul aqui de Porto Alegre, que criou em 2008, em bares e restaurantes. Contista, tradutora e professora de línguas. Ela adiantou um pouco do que fará em 2013.

2013 será o ano do meu 1º livro de poemas. Ainda sem título e sem editora, mas vai sair! Também vou continuar a apresentar o SARAU LITERÁRIO ZONA SUL, que criei em 2008 e vai para sua 40ª edição. Na ALFRS - Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul - onde tomei posse na cadeira nº 23, em agosto de 2012, pretendo desenvolver projetos de saraus, palestras e debates literários. Mais informações sobre minhas atividades, no perfil de meu blog, cujo endereço está aí abaixo.

http://cris-cristinamacedo.blogspot.com.br/