Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de maio de 2013

Programa mais Cultura nas Escolas



O programa Mais Cultura nas Escolas é um encontro de iniciativas culturais das escolas públicas brasileiras, que visa democratizar o acesso à  cultura e contribuir para a qualificação do ensino básico. Através da elaboração de Planos de Atividade Cultural, a ação reúne artistas, cultura popular, educadores e pontos de cultura locais. O programa será lançado dia 14 de maio.
As iniciativas culturais e as escolas poderão inscrever somente um único projeto, elaborado conjuntamente com um(a) único(a) parceiro(a). Poderão se inscrever 34 mil escolas ativas nos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador até 2012. As inscrições serão feitas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), com 5 mil projetos sendo selecionados em 2013.
Estas ações devem estar em diálogo com projetos pedagógicos e eixos temáticos do Mais Cultura, com atividades desenvolvidas dentro ou fora da escola por mínimo seis meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias e artes visuais) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, etc.).
Os projetos contemplados receberão valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, calculados conforme o número de alunos matriculados na escola, que poderão ser gastos também na contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os recursos serão pagos via Programa Dinheiro na Escola (PDDE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo repassados direto às escolas.