Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de maio de 2013

Secretaria da Cultura integra intenso calendário de eventos na capital em maio


No mês de maio o cenário cultural porto-alegrense está repleto de atividades que contam ativamente com a participação da Secretaria de Estado da Cultura. Além de espetáculos nacionais e internacionais no Theatro São Pedro e na Casa de Cultura Mario Quintana, as instituições culturais do Governo do Estado recebem este mês eventos especiais, apoiadas e promovidos pela Secretaria da Cultura e organizações parceiras. Mostrando pluralidade de interesses e apoio na democratização do acesso à cultura, as iniciativas visam disseminar diferentes manifestações sociais e artísticas no Rio Grande do Sul e em países vizinhos.
Com apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a 6ª Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoa Literária) tem início nesta semana e segue com intensas atividades até o final do mês. Um dos principais eventos culturais da cidade, a Festa deste ano terá a presença do ficcionista Cristóvão Tezza, autor homenageado na edição de 2013, e contará com palestras, rodas de conversa, oficinas e cursos em espaços da Casa da Cultura Mario Quintana. A abertura da programação do evento acontece nesta sexta-feira, a partir das 18h30, no auditório Luís Cosme da CCMQ. Programação completa: http://festipoaliteraria.blogspot.com.br/.
Cristóvão Tezza é o autor homenageado da FestiPoa Literária em 2013
Foto: Guilherme Pupo
Iniciando na sexta-feira seguinte, a Semana da Cultura do Uruguai no Rio Grande do Sul, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Estado (Acri), chega a sua 2ª edição. De 17 a 23 de maio, a Sur-Sul ocupará o Memorial do Rio Grande do Sul com exposições temáticas e a Casa de Cultura Mario Quintana com mostras, shows internacionais e espetáculos teatrais. O evento faz parte do acordo de cooperação firmado entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, que tem como um de seus objetivos a integração do Mercosul por meio do intercâmbio cultural. Em 2012 a parceria entre a Secretaria da Cultura e o país vizinho rendeu uma exposição de artistas gaúchos em Montevidéu.
De 23 a 25 de maio é a vez do Conexões Globais movimentar Porto Alegre com uma série de debates, atrações artísticas e palestras na Casa de Cultura Mario Quintana. Realizado pelo Governo do Estado em uma parceria entre a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital e a Secretaria de Estado da Cultura, o Conexões conta na sua 2ª edição com participações nacionais e internacionais de ativistas e acadêmicos da liberdade de expressão e das mobilizações sociais no meio digital. A cultura popular também ganha espaço nos intervalos de cada um dos Diálogos Globais, com apresentações de música, circo, teatro e literatura em placo montado especialmente para o evento na Travessa dos Cataventos da CCMQ. Mais informações: http://conexoesglobais.com.br/.
Texto: Valéria Blos