Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

2 de maio de 2013

Rio Grande do Sul recebe Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura



O Curso de Formação em Gestão Cultural, coordenado pela professora Rosemeri Carvalho da Silva, iniciou no dia 25 de abril em Porto Alegre.  Resultado de uma parceria do Ministério da Cultura com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta primeira edição foram abertas 64 vagas para profissionais dos  municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura para atender  à necessidade de formação e qualificação dos gestores públicos da cultura do estado do Rio Grande do Sul. Além dos conhecimentos formais o curso irá promover a construção de uma rede entre os novos gestores que assumiram seus cargos em janeiro de 2013 para trocas de experiências diversas. É importante ressaltar a abrangência territorial do corpo discente que contempla representantes de todas as regiões vindos de 47 municípios do estado.
A região sul do Brasil alcançou excelente resultado  em número de municípios na formulação do Acordo de Cooperação Federativa com a União, agora é compromisso de todos, poder público e sociedade civil  implementar  os componentes  do SNC  garantindo a participação social e institucionalidade à cultura.
O curso,  desenvolvido em 7 módulos, com duração até o mês de setembro de 2013, consiste em atividades desenvolvidas por professores de diversas universidades brasileiras, durante 3 dias por mês. Entre as disciplinas ministradas durante o curso estão: Introdução ao Estudo da Cultura; Políticas Culturais no Brasil; Administração Pública Contemporânea; Cultura, Diversidade e Desenvolvimento; Federalismo e Sistema Nacional de Cultura, entre outras. Os participantes deverão desenvolver projetos ao longo do curso que serão apresentados no último módulo.
A aula inaugural foi proferida pelo diretor da Secretaria de Relações Institucionais do MinC Bernardo da Matta Machado e contou com o prestígio de professores da Escola de Administração da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul , do presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura da FAMURS/RS José Carlos Martins , da Representante do MinC na região Sul Margarete Moraes e do representante da Secretaria de Estado da Cultura André Kryszon.
O Curso de Extensão em Administração Público da Cultura oferecido pela UFRGS é o terceiro curso organizado por Instituições de Ensino Superior com o apoio da Secretaria de Articulação Institucional/ MINC. O primeiro foi realizado na Bahia entre 2009 e 2010, o segundo foi um curso de especialização resultante de Termo de Cooperação celebrado com a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. A participação dos municípios gaúchos motivou esta ação que é uma conquista a caminho da consolidação do Sistema Nacional de Cultura.