Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de novembro de 2013

Calendário de 2014 pode virar projeto cultural da cidade

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Presidente do Sindilojas (D) apresentou projeto de exposição de fotos
Presidente do Sindilojas (D) apresentou projeto de exposição de fotos
O prefeito José Fortunati recebeu na tarde desta segunda-feira, 18, o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow. A entidade quer promover uma exposição com as fotos feitas por Fernando Bueno para confecção do calendário 2014, que apresenta imagens de faces pétreas, que mesmo pouco notadas pela população, fazem parte da paisagem de Porto Alegre. Na conversa com o prefeito, Sielichow solicitou o apoio do Município para a criação de um projeto cultural que envolva uma exposição de fotos ao redor da Fonte Talavera e o trabalho de divulgação da mostra, junto à Linha Turismo da Capital.
 
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, o calendário  estimula a valorização da cultura porto-alegrense. “O Sindilojas apoia e trabalha em favor da preservação e revitalização do Centro Histórico da Capital gaúcha – onde, aliás, a Entidade nasceu. Temos orgulho de lançar o calendário Caras de Pedra, cujo propósito primordial é abrir nossos olhos não só para belos detalhes arquitetônicos que tantas vezes nos passam despercebidos na correria do dia a dia, mas também para a necessidade de mantermos preservado nosso patrimônio histórico. Ninguém preserva o que não conhece”, argumenta. Os cliques do fotógrafo Fernando Bueno dão sequência à proposta do livro comemorativo aos 75 anos do Sindicato: Porto Alegre na Vitrine, memória do comércio varejista da Capital. 
 
O prefeito solicitou o apoio imediato do secretário de Cultura, Roque Jacoby, que acompanhou a audiência, além da secretaria de Educação e do Gabinete de Comunicação Social para a construção do projeto. “São iniciativas como essa, do Sindilojas, que fazem Porto Alegre ser respeitada no país e até fora dele como uma cidade que cultua o seu passado e preserva a sua história”, afirmou Fortunati.
 
No calendário apresentado em primeira mão para o prefeito, foram selecionadas carrancas e esculturas localizadas na fachada de prédios conhecidos, como os da Previdência do Sul, do Edifício Varejão, da Catedral Metropolitana, da Confeitaria Rocco e do Edifício Ely, além do antigo prédio dos Correios, hoje Memorial do RS, do prédio do Margs e da antiga Cervejaria Brahma.
 


/exposicao
Texto de: Antônio Bavresco
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.