Com uma história familiar trágica, o diretor de 37 anos que viveu no violento bairro do Capão Redondo conseguiu escapar ao triste destino de outros de seus familiares (além de Rafael, morto em 2001, seu outro irmão está preso em Cuiabá), sua mãe foi assassinada pelo segundo marido e seu pai alcoólatra morreu ao cair e bater a cabeça no meio fio de uma calçada. Mataram Meu Irmão é o segundo título da Trilogia do Luto, na qual Burlan se dedica a recuperar a história de sua família. O primeiro filme, Construção, foi dedicado ao pai, e o próximo será dedicado à sua mãe.
Além da exibição do elogiado documentário de Cristiano Burlan, a programação do Aquecendo o Democracine – Mostra Latinidades, que se estende até o dia 31 de novembro, inclui diversos debates e exibições de filmes, em dois locais distintos (na Sala P. F. Gastal e no Ritter Hotel).
O Aquecendo o Democracine – Mostra Latinidades é uma preparação para a segunda edição do festival Democracine, marcada para o segundo semestre de 2014. Integrado à 18ª Conferência da Rede Mercocidades, o evento tem por objetivo auxiliar na compreensão da identidade do sujeito latino-americano, resgatando as marcas geográficas, culturais, políticas e sociais que o constituem. As atividades foram organizadas num conjunto de esforços entre o Gabinete de Inovação (Inovapoa), a Secretaria de Governança Local e a Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Toda a programação do evento é aberta ao público e tem entrada franca.
Leia mais em http://salapfgastal.blogspot.com.br/
/cinema
Texto de:
Frederico Paz (estagiário/SMC) Supervisão: Luciano Medina Martins
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.