Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de novembro de 2013

Prédio da Pinacoteca Ruben Berta será inaugurado segunda-feira

Foto: Divulgação/PMPA
Pinacoteca Rubem Berta foi doada à Prefeitura em 1971
Pinacoteca Rubem Berta foi doada à Prefeitura em 1971
A Pinacoteca Ruben Berta tem um novo lar. Seis anos de reformas foram necessários para restaurar o antigo prédio de estilo neoclássico localizado na rua Duque de Caxias, 973. O novo museu agora é uma casa adequada para abrigar um dos mais significativos acervos artísticos do Brasil. Antes mantida no Paço Municipal, a Pinacoteca Ruben Berta dividia espaço com o acervo Aldo Locatelli. O acervo de Locatelli é um registro artístico rio-grandense, enquanto a coleção que Assis Chateaubriand deu a Ruben Berta é composta de valiosas obras nacionais. Títulos de ilustres brasileiros, como Di Cavalcanti, compõem um mosaico cultural valiosíssimo, mas algumas obras internacionais também se fazem presentes.
Inicialmente a inauguração havia sido marcada para dia 25, mas foi adiada por ocasião de outros compromissos na agenda do prefeito José Fortunatti. A nova data é dia 2 de dezembro. O lançamento da Pinacoteca contará com um grande evento público. Aos moldes de inaugurações de museus internacionais, um circuito de apresentações artísticas enfeitará a cidade no fim da tarde.

Às 17h30, em frente ao Paço dos Açorianos, a Banda Municipal fará uma apresentação especial. Às 18h haverá a chamada “Procissão dos 25”, simbolizando a transferência da coleção de um local a outro; a caminhada partirá do Paço dos Açorianos, seguindo pela rua Uruguai, passando pela Rua da Praia e subindo pela rua General Câmara até encontrar a Praça da Matriz. Ao fim da procissão, o novo prédio passará a abrigar a Pinacoteca e encerrará o evento às 19h com um ato oficial de inauguração.


/cultura
Texto de: Luciano Martins
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.