Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de novembro de 2013

Prêmio Vítor Mateus Teixeira 2013



Vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2014 - Entrega do Prêmio dia 4/12/2013-Teatro Dante Barone-Assembléia Legislativa

Cantor: João de Almeida Neto

Natural de Uruguaiana, ganhador de Troféus de Melhor Intérprete na maioria dos festivais nativistas já realizados.

Cantora: Analise Severo

Natural de Santa Maria, tem 20 anos de carreira e 5 CDs gravados. Já participou de quase todos os festivais do Rio Grande do Sul, sendo uma das intérpretes mais atuantes e premiadas. Faz parte do Projeto Mulheres Pampeanas. É radialista e apresentadora profissional.

Declamador: Valter Vieira Ribeiro

Natural de Passo Fundo. Tradicionalista e autêntico declamador. Premiadíssimo campeão de rodeios em declamação. É fundador da Associação de Pajadores e Declamadores Gaúchos

Declamadora: Vitória Rolim Lampert

Natural de São Borja, em 2008 já em Três Passos ,tornou-se prenda dente de leite , e desde lá vem encantando e enaltecendo a cultura gaúcha

Trovador: Leôncio Amaral:

Participa de trovas de 1984. É tetra campeão do Mi Maior de Gavetão de Sapucaia do Sul, campeão da Vacaria, penta campeão em Capão da Canoa, tri campeão em Passo Fundo, Cacequi. Tem 1400 troféus em sua galeria.

Trovadora: Margarete Amaral

Natural de Osório. Premiada em mais de 150 .Rodeios e Festivais de Trova.

Compositor: Francisco Alves
Jornalista e radialista. Iniciou sua carreira profissional aos 15 anos. Sua canção Não Podemos se Entrega pros Home, está entre as canções nativistas mais executadas no Estado.

Instrumentista: Leonir Vargas -Varguinhas

Natural de Santa Catarina, há 22 anos animando os fandangos como gaiteiro do Conjunto Os Monarcas. Considerado um dos melhores acordeonistas do RGS.

Arranjador: Maurício Lopes

Natural de Encruzilhada do Sul, Maurício lopes é uma das mais recentes revelações da música gaúcha.Participa de festivais em todo o Brasil. Obteve seu primeiro prêmio nacional em 2010. Como instrumentista acompanha grandes nomes da música gaúcha.

Pajador: Jadir Oliveira Filho

Produtor Musical: João Marcos Nolte Martins (Negrinho)

Violinista, contrabaixista, arranjador e produtor musical. Nascido em Pelotas, participa do movimento musical nativista desde 1985. Produziu e arranjou trabalhos discográficos de diversos artistas.

Capa de Disco: Daniel Barros

Cantor, autor, instrumentista e arranjador.

Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho: Programa Fogo de Chão -TV Ulbra

GRUPO DE SHOW: GEMP Escola e Cia. De Dança

Em 2004 foi declarado Patrimônio Cultural da Cidade de Crissiumal. Com repertório distinto, o Gemp trabalha com a diversidade cultural. Seu espetáculo já foi assistido em mais de 150 municípios. Este ano realizou sua maior turnê internacional (Romênia, Hungria, Macedônia e Bulgária).

De natureza comunitária, é administrado por voluntários crissiumalenses e conta com o apoio de empresas locais e da administração municipal para a manutenção de sua estrutura básica.

Grupo de Baile: Os Atuais

Fundado em 1968 em Tucunduva. No decorrer de seus 45 anos de história, 41 discos gravados e 5 DVDs.

Na soma das apresentações, Os Atuais já subiram ao palco mais de sete mil vezes para apresentações.

Grupo de Dança Gaúcho: CTG Lalau Miranda

Nos palcos há 61 anos com suas representações campeiras e artísticas, o CTG Lalau Miranda leva com sua dança e cultura o resgate e a certeza de que em qualquer chão, esta chama jamais se apagará.

Bandinha Típica Alemã

Banda de Estrela é formada por 13 integrantes, sendo estes: dez instrumentistas de sopro, dois percussionistas e de seu coordenador e regente o Maestro Bernardo Hunecke. Com um repertório baseado principalmente no estilo musical germânico, a Banda de Estrela, vêm abrilhantando todos os eventos dos quais participa, com seu belo espetáculo de música.

Conjunto ou intérprete de Música Teuto-Rio-Grandense: Orquestra de Teutônia

Orquestra de Teutônia foi criada em 1983 e seu embrião foi uma charanga que animava os comícios emancipacionistas do município de Teutônia.

E assim, ao longo dos seus 30 anos de história, construiu uma trajetória rica e vencedora, movida pelo amor à música.

São mais de 1.000 shows e mais de um milhão de ouvintes diretos e milhões de admiradores espalhados pelo mundo, com seus 6 CDs e 2 DVDs lançados.

Dois primeiros lugares conquistados em Festivais de Música na Alemanha competindo com várias Orquestras do 1º Mundo.

Seus espetáculos são diferenciados e superam qualquer expectativa por parte de seu público.

Conjunto ou intérprete de Música Ítalo-Rio-Grandense: Edgar Pozzer

Edgar Pozzer é um cantor de música brasileira e internacional. Foi o primeiro cantor gaúcho a executar um repertório de músicas italianas. Durante 15 anos cantou no Conjunto Norberto Baldauf abrilhantando os Bailes da Reitoria (da UFRGS). Em sua carreira gravou 3 LPs, 9CDs e um DVD duplo que marcou seus 50 anos de carreira.