Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

22 de novembro de 2013

PRÊMIO AÇORIANOS: " NÃO CALO,GRITO: MEMÓRIA VISUAL DA DITADURA CIVIL MILITAR NO RS".


 
Carla Simone Rodeghero,Dante Guimaraens e Gabriel Dienstmann concorrem ao Prêmio Açorianos na categoria Especial com o livro “Não Calo, Grito – Memória Visual da Ditadura Civil- Militar no RS”.


“Não Calo, Grito” é uma contribuição para o entendimento da história da ditadura a partir da sua instalação e de seus desdobramentos no RS. É destinado especialmente ao público jovem e conjuga textos e imagens que tornam visíveis as particularidades desse tempo. Sua elaboração foi resultado da seleção de trabalhos produzidos por artistas locais (como fotos e charges) durante a ditadura e pela sistematização de pesquisas que vêm sendo realizadas, nos últimos anos nas universidades.

Carla Simone Rodeghero é graduada em História pela UPF, mestre e doutora pela UFRGS. É editora da revista História Oral, da Associação Brasileira de História Oral. Dante Guimaraens Guazzelli é licenciado e bacharel em História pela UFRGS. Atualmente está realizando o curso de doutorado em História pela UFRGS. Gabriel Dienstmann é licenciado em História pela UFRGS. Trabalhou como estagiário no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.