Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de novembro de 2013

Prêmio Açorianos: Terra Gaúcha e Artinha de Leitura


 

Luís Augusto Fischer é finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2013 na categoria Projeto Gráfico com Terra Gaúcha e Artinha de Leitura.



A obra Terra Gaúcha foi escrita por João Simões Lopes Neto entre 1904 e provavelmente 1906, e permaneceu inédita até hoje. Diferente do outro livro de mesmo nome e de mesmo autor, publicado em 1955, este é para uma leitura em sala de aula. A primeira parte relatando as férias de um menino na fazenda da família, e a segunda parte dando conta do cotidiano escolar do mesmo protagonista e seus colegas. O livro representou uma virada decisiva na vida do escritor, que pretendia ingressar no circuito do ensino, como estavam fazendo outros escritores da geração.
Artinha de Leitura, era uma cartilha para alfabetização, contendo uma série de inovações e ousadias, literárias e ideológicas. Ela foi enviada para a autoridade estadual do ensino, porém recebeu um parecer contrário que inviabilizou o projeto. Cem anos depois, eis publicada pela primeira vez esta preciosa obra de João Simões de Lopes Neto.
João Simões Lopes Neto, nascido em Pelotas, foi um grande escritor gaúcho. Segundo estudiosos e críticos da Literatura, ele foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.


Luís Augusto Fischer, nascido em 1958 em Novo Hamburgo/RS, Foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores, de 1997 a 1999. É professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS, desde 1984 e orientador de pós-graduação.