Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

21 de novembro de 2013

Prêmio Açorianos: Anarquia na Passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda


 


Anarquia na Passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda, escrito por Daniel Rodrigues, é finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2013 na categoria Ensaio de Literatura e Humanidade.

Nesta obra, Daniel Rodrigues se propõe a investigar sobre um assunto que ninguém gosta de tocar, a relação de repudio entre os punks e os estilistas. Os punks possuem desgosto de se verem ligados a uma "futilidade", e os estilistas, se sentem ofendidos pela acusação de serem influenciados por tal movimento.
O autor começa a narrativa com a história do punk e mostra que essa inter-relação sempre esteve lá. Também passa pela história da moda, da alta costura, o fim do século XX que vê a moda, com seu espírito antropofágico, abraçar e digerir as tendências do punk.

Daniel Rodrigues, natural de Porto Alegre, é jornalista formado pela PUCRS. Foi repórter, editor de cultura e subeditor do site 359 Online. É apaixonado por música, poesia, literatura, artes plásticas, antropologia e futebol. Atua como coordenador de jornalismo da agência Martha Becker Comunicação Corporativa, de Porto Alegre.