Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de novembro de 2013

III Conferência Nacional de Cultura começa nesta quarta-feira em Brasília


Começa nesta quarta-feira (27) a III Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília, com o tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. A Conferência já reuniu um total de 450 mil participações nas etapas preparatórias, quando as discussões envolveram 3,6 mil municípios, em todos os Estados e DF. As delegações de todo país terão cinco dias, até 1º de dezembro, para definir as 64 diretrizes para a gestão cultural, propostas que nortearão as políticas públicas do setor em todos os entes federativos.
A III CNC reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional. Desses votantes, cerca de 70% representa a sociedade civil nas discussões. Essa Conferência Nacional também ampliará o espaço dedicado ao debate de propostas, tendo apenas uma mesa de conferencistas, na tarde de quinta-feira (28). Nesse painel, o Ministério da Cultura fará um balanço de gestão, com foco no Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O encontro reservará dois dias para as discussões dentro de cada um dos 16 subeixos e culminará com a votação das prioridades, no domingo (dia 1º), estabelecendo um ranking das 64 diretrizes definidas pelos Grupos de Trabalho. Todo o processo de seleção e priorização será executado eletronicamente.
Além dos impactos da Emenda Constitucional nº 71, de 2012, que instituiu o SNC, na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo, outros três eixos temáticos estarão em pauta na Conferência: produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura como desenvolvimento sustentável.
A Conferência Nacional começou bem antes das discussões federativas, com a etapa Municipal e Intermunicipal de debates, ainda em junho deste ano. E, além dos encontros Regionais e Estaduais, ocorridos até setembro, também foram promovidas 35 conferências livres, organizadas pelos mais variados âmbitos da sociedade civil e do poder público. Cada um desses colegiados foi norteado pelo regimento interno da Plenária Nacional, com deliberações que contemplam os quatro eixos de discussão e seus 16 sub-temas.
Delegação gaúcha se reúne para preparar participação na 3ª Conferência Nacional de Cultura. 
Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro foi realizada, na cidade de Lajeado, a 4ª Conferência Estadual de Cultura, com o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios dos sistemas estadual e nacional de cultura”. O evento teve um total de 414 participantes, sendo 313 delegados, oito suplentes e 93 observadores.
Na tarde desta terça-feira (26) foi realizada uma reunião com os 31 delegados selecionados para representar o estado na Conferência Nacional, em Brasília. O encontro ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana e foram discutidas as pautas que serão levadas para o evento. Estiveram presentes o Secretário de Cultura Assis Brasil e o Secretário Adjunto Jéferson Assumção. 
Secretário Assis Brasil
DSC_0096