Composta por naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e coral, a orquestra é executada por integrantes do programa de educação musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos. O show reúne mais de 170 músicos entre crianças, jovens e adultos. Obras de Chico Buarque, Gonzaguinha, Jacob do Bandolim, Piazzolla, Cartola, Vinicius de Moraes, Lulu Santos, O Rappa, Lennon e McCartney mostrarão a melhor produção do grupo nos últimos anos.
A Villa-Lobos já realizou mais de mil concertos, atingindo público superior a 250 mil pessoas. A professora idealizadora do projeto é a coordenadora e regente Cecília Rheingantz Silveira. O DVD apresenta documentário sobre a trajetória de 21 anos do grupo, incluindo concerto gravado em junho de 2013, por meio de patrocínio da Petrobras. O espetáculo de lançamento é realização da Secretaria Municipal de Educação, da Emef Heitor Villa Lobos e do Instituto Cultural São Francisco de Assis.
As escolas interessadas em assistir ao espetáculo deverão encaminhar ficha de inscrição (aqui), para orquestravillalobos@terra.com.br. As vagas serão preenchidas por ordem de interesse. Mais informações pelo telefone (51) 9947-1566, com Andrea. Já é possível retirar os ingressos para a sessão noturna na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, de segunda a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h; na Fato Singular, na rua Barão do Triunfo, 448/403, a partir da segunda-feira, 18, das 9h às 18h, e na bilheteria do Araújo Vianna, no dia do espetáculo, a partir das 14h.
Orquestra Villa-Lobos – Promove a inclusão social por meio da música, transformando a vida da comunidade da Vila Mapa na periferia de Porto Alegre. A iniciativa presta mais de 800 atendimentos semanais gratuitos a crianças e adolescentes da Lomba do Pinheiro em diversas oficinas de música. O currículo da orquestra conta com produção de dois CDs: O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008), além da publicação do livro Orquestra Villa-Lobos – música que transforma (2012).
O grupo também já recebeu importantes premiações, como: Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, promovido pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Prêmio Líderes & Vencedores 2009, pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; certificação do Prêmio Itaú Unicef 2011; Menção Especial do Prêmio Açorianos de Música 2012 e o Prêmio Educação RS, concedido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, em 2013.
/educacao
Texto de: Juliane
Guez, estagiária Smed, com supervisão de Tiago Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.