Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de novembro de 2013

8º Fórum de Pontos de Cultura acontece em dezembro

A Comissão Estadual de Pontos de Cultura, a Secretaria de Cultura do RS e o Ministério da Cultura convidam todos os Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul para participarem do 8º Fórum de Pontos de Cultura, com o tema central "Pontos de Cultura transformando o Rio Grande". 
O Fórum acontecerá entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2013, na Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre-RS), e pretende ser um espaço de troca de experiências e reflexões entre os Pontos de Cultura do estado, assim como a apresentação, discussão e avanço na história de organização da rede estadual de Pontos.
Para participar do Fórum Estadual, é necessária a inscrição até o dia 24 de novembro.
Para participar do Fórum Estadual, é necessária a inscrição até o dia 24 de novembro.
Além disto, o Fórum visa preparar a delegação do RS para a "Teia da Diversidade", que acontecerá em abril de 2014, no Rio Grande do Norte. O Fórum Estadual reunirá aproximadamente 150 pontos de cultura do Rio Grande do Sul oriundos de convênios municipais, estaduais e federais – é importante destacar que a participação no Fórum Estadual é requisito para participação na Teia Nacional em abril de 2014.
Para participar do Fórum Estadual, é necessária a inscrição até o dia 24 de novembro (domingo). É fundamental o preenchimento integral da ficha para que possamos garantir a infra-estrutura necessária aos participantes.
http://www.ganesha.org.br/rs/inscricoes-forum.php

A participação é aberta, mas a organização do evento subsidiará os custos (transporte, hospedagem e alimentação) para a participação de apenas 1 (uma) pessoa de cada Ponto de Cultura do RS provenientes dos convênios municipais, FURG e MinC entre outros. Para os 82 Pontos ligados à Secretaria de Cultura do RS, serão garantidos os custos para 2 (duas) pessoas em razão do 1° Seminário da Rede RS de Pontos de Cultura.
É importante destacar que a programação do dia 14 (sábado) é exclusiva para os Pontos ligados à SEDAC, tendo como objetivo capacitar gestoras e gestores à execução de seus convênios (os demais Pontos – ligados às prefeituras, FURG e diretamente ao MinC entre outros – participarão apenas entre 12 e 13 de dezembro).
A proposta do tema central – "Pontos de Cultura transformando o Rio Grande" – é pensar os Pontos de Cultura em sua potência e transversalidade temática no processo de promoção da cidadania e da diversidade, enfrentamento às desigualdades, contribuição para a qualificação de ambientes sociais e ampliação de repertórios. Desta forma, pretende-se gerar encontros e aproximar redes dentro de redes (redes temáticas, regionais, estadual, nacional e internacional), refletir sobre legislações possíveis e necessárias para a institucionalização do programa Cultura Viva, além de estimular o protagonismo, o empoderamento e a autonomia. Em breve, será apresentada a programação preparada pela organização.
Os Pontos que tiverem desejo e disponibilidade em contribuir com a organização do Fórum Estadual, poderão fazê-lo a partir dos grupos de trabalho que estão sendo montados inicialmente: comunicação, programação e metodologia, e mobilização. A próxima reunião será na semana que vem e será divulgada amplamente.