Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

24 de setembro de 2013

Acampamento Farroupilha recebeu 700 mil visitantes

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Acampamento Extraordinário da Copa deverá iniciar-se em maio de 2014 Acampamento Extraordinário da Copa deverá iniciar-se em maio de 2014
Cerca de 700 mil visitantes prestigiaram este ano o Acampamento Farroupilha realizado entre os dias 7 e 22 de setembro no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). E embora desde segunda-feira, 23, o cenário da maior festa em homenagem às tradições gaúchas tenha começado a ser desmontado, ao contrário do que ocorre habitualmente, desta vez o próximo Acampamento não voltará apenas daqui a um ano. É que a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha já começa a projetar uma nova edição da festa, desta vez, o Acampamento Extraordinário da Copa, previsto para maio de 2014.
 
A ideia é que sejam montados cem piquetes para a edição especial da Copa, que devem permanecer até setembro para a realização do Acampamento tradicional. Para a Copa, o foco principal serão os turistas de outros Estados, explica o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, ao destacar que “a intenção é mostrar a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul, oferecendo oficinas que demonstrem o jeito do gaúcho, sua hospitalidade, civismo e seriedade no enfrentamento dos desafios dos novos tempos, sem perder a identidade”. 
 
Estão sendo programadas oficinas culinárias, de artesanato, lida campeira, danças, música, poesia e cultura gaúcha.
 
Turismo de Galpão
 
Para Tubino, o diferencial da edição deste ano do Acampamento Farroupilha foram o Turismo de Galpão, que ofereceu aos visitantes experiências de aprendizagem em oficinas e cursos de pequena duração tendo como conteúdo temas característicos da cultura gaúcha, e a Ciranda Escolar, que recebeu turmas de estudantes do ensino fundamental e, através de visitas guiadas, contou aos jovens um pouco da história e das tradições do Estado.
 
O projeto Turismo de Galpão recebeu 11.656 visitantes que realizam a visita guiada pelo Galpão da Hospitalidade. Deste total, 8% eram turistas estrangeiros, 13% visitantes de outros Estados, 16% do Rio Grande do Sul, e 63% de visitantes de Porto Alegre.
 
Programação
 
A edição deste ano, que abrigou 382 galpões que realizaram suas próprias programações culturais, teve como tema “2013: O Rio Grande do Sul no imaginário social”. Foi realizada ainda extensa programação cultural com bailes e shows, além da programação campeira, que contou com rodeio, competições de laço, rédeas e gineteada.
 
Segurança
 
Outra importante novidade deste ano foi a criação da Brigada de Incêndio, composta pelos próprios piqueteiros, devidamente treinados, já que a segurança no Parque era uma das prioridades do Acampamento Farroupilha. Além dos tradicionais postos das polícias Civil e Militar e do posto de saúde, com a duas ambulâncias, pela primeira vez o Acampamento contou com a presença do Corpo de Bombeiros.
 
Uma Feira de Artesato, com mais de 70 estandes em que os visitantes puderam adquirir toda a linha do vestuário gaúcho, como botas, pilchas e vestidos, além de casacos de couro com preços bem menores do que os de mercado, foi mais uma das atrações do Acampamento
 


/20_de_setembro /acampamento_farroupilha
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.