Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

18 de setembro de 2013

Desfile farroupilha de quinta-feira à noite terá efeitos especiais na avenida

Lendas e mitos da cultura gaúcha serviram de inspiração para a apresentação


Desfile farroupilha de quinta-feira à noite terá efeitos especiais na avenida Lauro Alves/Agencia RBS
 
Desfile temático de amanhã à noite, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, promete surpreender o público com lendas do imaginário gaúcho Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Com um tema menos histórico e mais lúdico, o assunto escolhido para o desfile farroupilha de amanhã permitiu este ano aos criadores dos carros darem um caráter mais descontraído — e mágico — para suas criações. Lendas e mitos da cultura gaúcha serviram de inspiração para uma apresentação cheia de efeitos especiais, que promete impressionar pelos movimentos, esculturas e coreografias.
Coordenador do Acampamento Farroupilha, Manoelito Savariz explica a diferença do desfile temático e do tradicional. Segundo ele, o desfile que ocorre na quinta-feira é um espetáculo mais lúdico e teatral.
— Será, provavelmente, o desfile de maior destaque dos últimos anos.
Já no dia 20, explica Savariz, o desfile tradicional é dividido em três partes: o cívico militar, com as entidades da segurança pública do Estado, o comunitário, com membros do Orçamento Participativo de Porto Alegre, e os tradicionalistas.

Ponto alto
"O Rio Grande do Sul no imaginário social" será retratado por carros cheios de efeitos especiais, com luz, som, coreografias e movimentos. Segundo o artista e criador Sílvio Oliveira, uma cortina de fumaça nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul antecipa o primeiro carro, impressionando desde o início do desfile.

A novidade
Uma novidade deste ano é a área exclusiva para cadeirantes, localizada próximo ao palanque de convidados e imprensa. Com cerca de 20 metros quadrados, o local terá espaço para cerca de 10 a 12 cadeirantes, com acompanhante.

O que você não pode perder
Uma enorme serpente representando a lenda do Boitatá, no segundo carro, movimentará o corpo, acendendo luzes e soltando fogo cênico. O carro que representa a lenda da Salamanca do Jarau terá efeito especial com gelo seco e luzes. O nono e último carro, Chasque do Imperador, trará canhões com fumaça e som de tiros, além de um fandango.

O que você precisa saber antes de ir para o desfile
O mais importante é saber que amanhã ocorre a representação do imaginário, com lendas, mitos e contos, como o M'Boitatá, Negrinho do Pastoreio e a Salamanca do Jarau. Não será retratada a história da Revolução Farroupilha. No dia 20, mostra-se o orgulho de ser gaúcho e a história da construção da cultura, em um desfile comemorativo.

O melhor local para assistir
Quanto mais próximo do palanque central, melhor para ouvir as narrações dos apresentadores.

HORÁRIO
Dia 19 — 21h
Tempo de duração: uma hora e 20 minutos a uma hora e 30 minutos
Dia 20 — 8h30min
Tempo de duração: em média quatro horas

INFRAESTRUTURA
Arquibancadas: capacidade para 7 mil pessoas. Entrada gratuita
Público total esperado na avenida: 15 mil pessoas
Estacionamento: no local, haverá vagas apenas para convidados, com entrada pela Avenida Ipiranga

TRÂNSITO
Na quinta e na sexta-feira, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada no trecho do desfile. O bloqueio se inicia a partir da 0h de quinta, no trecho entre a Rua A (próxima ao Estádio Beira-Rio) e a Avenida Ipiranga, nos sentidos bairro-Centro e Centro-bairro. Ainda na quinta, a partir das 20h, ocorre o bloqueio da Rua A até a Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no sentido bairro-Centro. No sentido Centro-bairro, o bloqueio será da Rótula das Cuias até a Rua A. O desvio será feito pelas Avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto até a Borges de Medeiros. A liberação deve ser feita até as 8h de sábado.

E SE CHOVER?
A previsão do tempo para o desfile temático na quinta é de clima seco e frio, com poucas nuvens e uma temperatura média de 12°C, à noite. Na sexta-feira, a previsão é de possíveis trovoadas e temperatura de 10ºC. Em caso de chuva fraca, os desfiles serão realizados. A transferência só ocorrerá se chover torrencialmente na quinta-feira.

TRANSMISSÃO AO VIVO
TVCOM, TVE e TV Tradição (internet)

NÚMEROS
A previsão é de que 1,3 mil pessoas desfilem na quinta. Na sexta, o número aumenta para cerca de 5 mil pessoas, sendo 3 mil cavalos no desfile tradicional (além dos tradicionalistas, desfilam as entidades representantes da segurança do Estado e do Orçamento Participativo)

APRESENTADORES
Liliana Cardoso, 36 anos, faz a narração do desfile há 15 anos. Declamadora de poesia desde criança, ela é cerimonialista e tem mais de 180 premiações de declamação em rodeios nacionais e internacionais.
Elomir Malta, 58 anos, locutor e apresentador dos desfiles farroupilhas desde 2007. Faz os cerimoniais da chegada e extinção da chama crioula, é mestre de cerimônias do MTG e uma das vozes do rádio parque no Acampamento Farroupilha.

OS TEMAS DOS CARROS:
1 —Imaginário - João Simões Lopes Neto
2 — M Boitatá - a cobra de fogo
3 —A lenda do Negrinho do Pastoreio
4 —Salamanca do Jarau
5 —O Mate do João Cardoso
6 —Trezentas Onças
7 —Lobisomem e Bruxa
8 —Crendices e Superstições
9 —Chasque do Imperador