Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de setembro de 2013

Desfile farroupilha de quinta-feira à noite terá efeitos especiais na avenida

Lendas e mitos da cultura gaúcha serviram de inspiração para a apresentação


Desfile farroupilha de quinta-feira à noite terá efeitos especiais na avenida Lauro Alves/Agencia RBS
 
Desfile temático de amanhã à noite, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, promete surpreender o público com lendas do imaginário gaúcho Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Com um tema menos histórico e mais lúdico, o assunto escolhido para o desfile farroupilha de amanhã permitiu este ano aos criadores dos carros darem um caráter mais descontraído — e mágico — para suas criações. Lendas e mitos da cultura gaúcha serviram de inspiração para uma apresentação cheia de efeitos especiais, que promete impressionar pelos movimentos, esculturas e coreografias.
Coordenador do Acampamento Farroupilha, Manoelito Savariz explica a diferença do desfile temático e do tradicional. Segundo ele, o desfile que ocorre na quinta-feira é um espetáculo mais lúdico e teatral.
— Será, provavelmente, o desfile de maior destaque dos últimos anos.
Já no dia 20, explica Savariz, o desfile tradicional é dividido em três partes: o cívico militar, com as entidades da segurança pública do Estado, o comunitário, com membros do Orçamento Participativo de Porto Alegre, e os tradicionalistas.

Ponto alto
"O Rio Grande do Sul no imaginário social" será retratado por carros cheios de efeitos especiais, com luz, som, coreografias e movimentos. Segundo o artista e criador Sílvio Oliveira, uma cortina de fumaça nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul antecipa o primeiro carro, impressionando desde o início do desfile.

A novidade
Uma novidade deste ano é a área exclusiva para cadeirantes, localizada próximo ao palanque de convidados e imprensa. Com cerca de 20 metros quadrados, o local terá espaço para cerca de 10 a 12 cadeirantes, com acompanhante.

O que você não pode perder
Uma enorme serpente representando a lenda do Boitatá, no segundo carro, movimentará o corpo, acendendo luzes e soltando fogo cênico. O carro que representa a lenda da Salamanca do Jarau terá efeito especial com gelo seco e luzes. O nono e último carro, Chasque do Imperador, trará canhões com fumaça e som de tiros, além de um fandango.

O que você precisa saber antes de ir para o desfile
O mais importante é saber que amanhã ocorre a representação do imaginário, com lendas, mitos e contos, como o M'Boitatá, Negrinho do Pastoreio e a Salamanca do Jarau. Não será retratada a história da Revolução Farroupilha. No dia 20, mostra-se o orgulho de ser gaúcho e a história da construção da cultura, em um desfile comemorativo.

O melhor local para assistir
Quanto mais próximo do palanque central, melhor para ouvir as narrações dos apresentadores.

HORÁRIO
Dia 19 — 21h
Tempo de duração: uma hora e 20 minutos a uma hora e 30 minutos
Dia 20 — 8h30min
Tempo de duração: em média quatro horas

INFRAESTRUTURA
Arquibancadas: capacidade para 7 mil pessoas. Entrada gratuita
Público total esperado na avenida: 15 mil pessoas
Estacionamento: no local, haverá vagas apenas para convidados, com entrada pela Avenida Ipiranga

TRÂNSITO
Na quinta e na sexta-feira, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada no trecho do desfile. O bloqueio se inicia a partir da 0h de quinta, no trecho entre a Rua A (próxima ao Estádio Beira-Rio) e a Avenida Ipiranga, nos sentidos bairro-Centro e Centro-bairro. Ainda na quinta, a partir das 20h, ocorre o bloqueio da Rua A até a Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no sentido bairro-Centro. No sentido Centro-bairro, o bloqueio será da Rótula das Cuias até a Rua A. O desvio será feito pelas Avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto até a Borges de Medeiros. A liberação deve ser feita até as 8h de sábado.

E SE CHOVER?
A previsão do tempo para o desfile temático na quinta é de clima seco e frio, com poucas nuvens e uma temperatura média de 12°C, à noite. Na sexta-feira, a previsão é de possíveis trovoadas e temperatura de 10ºC. Em caso de chuva fraca, os desfiles serão realizados. A transferência só ocorrerá se chover torrencialmente na quinta-feira.

TRANSMISSÃO AO VIVO
TVCOM, TVE e TV Tradição (internet)

NÚMEROS
A previsão é de que 1,3 mil pessoas desfilem na quinta. Na sexta, o número aumenta para cerca de 5 mil pessoas, sendo 3 mil cavalos no desfile tradicional (além dos tradicionalistas, desfilam as entidades representantes da segurança do Estado e do Orçamento Participativo)

APRESENTADORES
Liliana Cardoso, 36 anos, faz a narração do desfile há 15 anos. Declamadora de poesia desde criança, ela é cerimonialista e tem mais de 180 premiações de declamação em rodeios nacionais e internacionais.
Elomir Malta, 58 anos, locutor e apresentador dos desfiles farroupilhas desde 2007. Faz os cerimoniais da chegada e extinção da chama crioula, é mestre de cerimônias do MTG e uma das vozes do rádio parque no Acampamento Farroupilha.

OS TEMAS DOS CARROS:
1 —Imaginário - João Simões Lopes Neto
2 — M Boitatá - a cobra de fogo
3 —A lenda do Negrinho do Pastoreio
4 —Salamanca do Jarau
5 —O Mate do João Cardoso
6 —Trezentas Onças
7 —Lobisomem e Bruxa
8 —Crendices e Superstições
9 —Chasque do Imperador