Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de setembro de 2013

Governador acende Chama Crioula e abre oficialmente a Semana Farroupilha


Está oficialmente aberta a Semana Farroupilha. A cerimônia de acendimento da Chama Crioula pelo governador Tarso Genro aconteceu na manhã deste sábado (14), em frente ao Palácio Piratini. O tema que norteará os desfiles deste ano é “O Rio Grande do Sul no imaginário social”.
“Eu duvido que algum Estado tenha dado uma contribuição maior do que o Rio Grande do Sul para fundar uma sociedade democrática e moderna no nosso país. O 20 de setembro é o símbolo desta luta”, disse o governador.
Ao som da Banda de Música da Brigada Militar, os cavalarianos conduziram a centelha da Chama Crioula para que o governador pudesse dar início oficial à Semana Farroupilha. A cerimônia foi acompanhada pelo secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, outros  secretários, autoridades e representantes dos movimentos tradicionalistas.
Para o governador, a Semana Farroupilha de 2013 acontece em um momento de celebração pelo desenvolvimento da economia gaúcha. “Este evento vem emproado de uma novidade que é a grande safra que nós tivemos para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, e que impulsiona nossa economia para um novo patamar, de posição privilegiada e de desenvolvimento econômico no nosso país”, declarou Tarso Genro.
Apoio do Estado
O presidente da Comissão Estadual da Semana Farroupilha e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, afirmou que esta deve ser a maior Semana Farroupilha de todos os tempos. Bertolini comemorou o orçamento específico para os festejos farroupilhas destinado pelo Governo do Estado. “Esperávamos isso há muito tempo. Conseguimos essa vitória e o Rio Grande com certeza está sorrindo mais”, afirmou o presidente do MTG.
O Governo do Estado incluiu na peça orçamentária de 2014 uma verba específica para a realização da Semana Farroupilha. “Tomamos essa iniciativa de não permitir mais que dirigentes do MTG passassem cada ano em ano de porta em porta suplicando ajuda para as comemorações do 20 de setembro”, afirmou o governador.
Patrono
O patrono e homenageado dos festejos deste ano é Nésio Alves Corrêa, mais conhecido como Gildinho. O gaúcho de Soledade faz parte da Banda os Monarcas e recebe a homenagem em função da sua representatividade na música regional gaúcha. “A alegria que estou sentindo neste momento é muito grande. Vou procurar corresponder através da minha música fandangueira, que é o que sei fazer pelo Rio Grande e pelo Brasil”, disse Gildinho.
Texto: Aline Heberlê