Essa iniciativa inclusive faz parte do Plano   Municipal de Cultura:
   
  Foto: Luciano Lanes / PMPA
 
        Melo apoiou a proposta que prevê o estímulo às tradições gaúchas
   A primeira reunião do Conselho do Orçamento Participativo (COP) no   Acampamento Farroupilha aconteceu na noite de terça-feira, 10. Os conselheiros   re reuniram no Piquete do OP para discutir o projeto "A Inserção da Criança,   Adolescente, Juventude e Idoso nas Tradições Gaúchas", que visa o aproveitamento   dos espaços dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Porto Alegre, nos   horários em que se encontram fechados atualmente, com atividades que estimulem a   cultura das tradições gaúchas.
  
 
  Os conselheiros receberam representantes do CTG Descendência Farrapa, da   região Sul da cidade, os secretários municipais dos Direitos Humanos, Luciano   Marcantônio, de Esportes, Recreações e Lazer, Edgar Meurer, da Governança Local   em exercício, Carlos Siegle, o presidente da Fundação de Assistência Social e   Cidadania, Kevin Krieger, e o prefeito em exercício, Sebastião Melo.
   
  De acordo com o prefeito em exercício, a iniciativa deve receber o apoio de   todos, uma vez que o interesse social deve vir em primeiro lugar. "Quando o COP   propõe para o governo ocupar os espaços dos CTGs para desenvolver e exercer a   cidadania, devemos aplaudir. A iniciativa de ter contraturno é extraordinária",   afirmou. 
   
  Melo disse ainda que há procedimentos para essa construção sob o prisma da   participação popular. Entretanto, ele advertiu que nenhum governo, seja em nível   federal, estadual ou municipal tem condições de dar conta de todas as políticas   públicas sem a participação de outros atores, entre eles a Câmara Municipal.   "Sempre tive clareza de que não há nenhum conflito entre a democracia   representativa e a democracia participativa. As duas devem convergir para a   cidade melhorar", destacou o prefeito em exercício.
   
  A conselheira da Temática Saúde e Assistência Social, e membro da   coordenação do COP, Maria Deloí Cardoso, ao entregar para Melo, a camiseta do OP   deste ano que será usada no desfile do dia 20 de setembro, o convidou a   participar do desfile juntamente com os conselheiros e delegados do OP.
   
  Os debates, de acordo com o patrão do Piquete do OP, o conselheiro Maurício   Melo, terão continuidade na próxima terça-feira, 17. Participaram conselheiros e   gestores das 17 regiões do OP, além dos conselheiros das temáticas que fotam   recepcionados pelo cantor tradicionalsita Vitor Hugo.
   
/orcamentoparticipativo       Texto de: Indaiá   Dillenburg
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos,   desde que a fonte seja citada.