Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de setembro de 2013

Prefeito extingue Chama Crioula e encerra festejos farroupilhas

Os cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista percorreram a capital gaúcha durante a tarde deste feriado de 20 de setembro para realizar a extinção das chamas crioulas acesas na cidade. Passaram pelo Monumento Maçônico (na esquina das avenidas Ipiranga e João Pessoa), pelo Monumento Bento Gonçalves (em frente ao Colégio Júlio de Castilhos), pelo QG da Brigada Militar, no Paço Municipal, na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini. Depois, o grupo seguiu até o Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).

A cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha 2013 e de extinção da Chama Crioula foi realizada no Galpão Central do Acampamento e reuniu tradicionalistas e autoridades. O prefeito José Fortunati destacou o simbolismo da chama para os gaúchos. “O fogo é vida e tem um protagonismo muito forte na história e na cultura do nosso povo. É o fogo que aquece a água para o chimarrão, é no fogo que assamos o churrasco, é o fogo que nos aquece e é dele que depende muito do nosso desenvolvimento, da nossa energia. Esteve presente nas batalhas do nosso estado e, ao relembrarmos os grandes feitos dos nossos antepassados, estamos recuperando valores que ao longo do tempo forjaram a história dos gaúchos e as nossas tradições”, disse Fortunati antes de declarar encerrados os festejos da Semana Farroupilha 2013.

Logo em seguida, o prefeito e o patrono do Acampamento Farroupilha 2013, Paulinho Pires, realizaram a extinção da Chama Crioula. 

Acampamento Farroupilha
– O Acampamento teve início em 7 de setembro. Segundo estimativas da Brigada Militar, devem passar pelo Parque Harmonia, até domingo, 22, mais de 600 mil pessoas. A edição deste ano conta com 384 piquetes (entre patrocinadores, CTGs e particulares). O tema foi “O Rio Grande do Sul no imaginário social”.
 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.