Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

1 de setembro de 2013

Acampamento Farroupilha pronto para receber visitantes

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Cerca de um milhão de pessoas deve visitar esta edição do evento Cerca de um milhão de pessoas deve visitar esta edição do evento
Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Acampamento Farroupilha 2013 no Parque da Harmonia
Acampamento Farroupilha 2013 no Parque da Harmonia
Faltando apenas os acabamentos e a limpeza do local, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho está praticamente pronto para receber cerca de um milhão de pessoas que deve visitar esta edição do Acampamento Farroupilha. Ao som de serras elétricas e martelos, os primeiros visitantes já começaram a chegar no evento, que terá como tema “2013: O Rio Grande do Sul no imaginário social” e cuja abertura oficial acontecerá no dia 7 de setembro, com a chegada da chama crioula. (fotos)

Apaixonada pela música nativista, artesanato, e pela oportunidade de reencontrar amigos, a integrante do Piquete Herança Farrapa, de Porto Alegre, Lourdes Odete dos Santos aproveitou a visita do primo João Clóvis Aires dos Santos, que reside no Mato Grosso para mostra-lhe o Acampamento. De família gaúcha, João, que participa das atividades do CTG Herança Nativa, no município de Ipiranga do Norte, ficou impressionado com a grandeza e diversidade do evento. “É preciso muita dedicação para realizar uma festa como esta. É a primeira vez que venho, mas quero voltar muitas vezes”, declarou admirado.
Melhorias - Com entrada gratuita pelos oito portões de acesso ao público, o Acampamento neste ano apresenta importantes melhorias. Serão disponibilizadas quatro mil vagas de estacionamento ao custo de R$ 15,00, o acesso, com seguro. O Parque conta, em sua área central, com uma praça de alimentação, além de duas grandes churrascarias, um centro de conveniência, de frente para o palco principal, onde vão ocorrer as apresentações e provas campeiras, e terá distribuição de erva-mate. Terá uma feira de artesanato com 140 expositores oferecendo trajes típicos gaúchos e alimentos tradicionais. Entre eles, estarão alguns índios que vão vender peças artesanais produzidas por eles. O Acampamento contará também com um mercado grande e outros dois pequenos, padaria e açougue.
Hospitalidade - Neste ano, o Acampamento vai sediar projeto piloto do Galpão da Hospitalidade, em que 21 piquetes e entidades tradicionalistas vão oferecer aos visitantes extensa programação em que turistas terão oportunidade de vivenciar a cultura gaúcha através de cursos e oficinas de pequena duração. O projeto, desenvolvido pelas secretarias de Turismo, da Cultura e SECOPA, servirá como referência para o Acampamento Extraordinário da Copa 2014.
Programação - Com ampla programação de bailes, rodeio, competições de laço, rédeas e gineteadas, que atraem grande público, o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura e também presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, destaca os cuidados especiais com a prevenção de incêndio e segurança. “Além dos tradicionais postos da Brigada Militar e Polícia Civil, pela primeira vez teremos a presença do Corpo de Bombeiros no Acampamento. Contaremos também com um posto de saúde e duas ambulâncias com atendimento 24 horas”, completou.
Terapia - Há 12 anos acampando, sendo que seis em piquete próprio, Alcides Rodrigues Aguirre e sua esposa Mariza dos Santos Aguirre afirmam que o Acampamento é uma terapia pra toda família. Na sede do Piquete Raízes de Itaqui, o casal recebe os cinco filhos, as cinco noras e nove netos para uma confraternização que conta com a presença do mascote da família: o galo Com Arroz, que fica na frente do Piquete atraindo os olhares dos que passam pelo local. O nome foi escolhido, depois de observarem os comentários de visitantes dizendo como deveria ficar boa a carne do galo com arroz.

O Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.



/acampamento_farroupilha
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.