Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2013

Orçamento do Estado de 2014 terá verba específica para os Festejos Farroupilhas



O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, anunciou que o Governo incluirá na peça orçamentária de 2014, que será encaminhada à Assembleia Legislativa, uma verba específica para os festejos da Semana Farroupilha. Esta é uma antiga reivindicação dos grupos tradicionalistas, nativistas e organizadores dos eventos que de 20 de setembro no Rio Grande do Sul.
Cavaleiros alegretenses integraram o elenco da encenação
O anúncio foi feito na tarde desse domingo (08) no evento em homenagem à terceira capital Farroupilha: Alegrete.  A programação incluiu a apresentação cênica De Seival a Porongos, com direção de Marcelo Restori. Em sua saudação o secretário Assis Brasil lembrou trechos da Constituição da República Rio-Grandense. “ Aos olhos de hoje esses princípios podem parecer habituais, mas na época em que e foram escritos era uma temerária e arriscada novidade. E foi aqui em Alegrete que essa novidade teve seu espaço e seu tempo”, concluiu.
Secretário Assis Brasil anunciou verba específica para festejos Farroupilhas
O secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, que é natural de Alegrete, saudou os prefeitos da região presentes na cerimônia. “Trazemos um abraço de reconhecimento pela luta e trajetória de nossa cidade. Com o legado histórico que temos para a formação do Rio Grande do Sul estamos irmanados para que o Alegrete continue com esta tradição e representação”, afirmou.
O prefeito Erasmo Guterres Silva agradeceu  o esforço do Governo do Estado para que o espetáculo fosse realizado. “Um esforço para que possamos oferecer algo intenso e com sentimento para lembrarmos o quanto somos, fomos e ainda seremos fortes”, disse Guterres.
O espetáculo
O largo do Centro Cultural de Alegrete ficou lotado e o público aplaudiu entusiasticamente o espetáculo De Seival à Porongos que une a dança, a interpretação teatral, técnicas de rapel e circo para contar um trecho da história gaúcha. Com concepção e direção de Marcelo Restori a encenação mistura a história dos Farrapos com a lenda da Teiniaguá para falar do heroísmo dos combatentes negros na revolução.
Leonardo Machado um dos atores do espetáculo
A homenagem encerrou a noite com o concerto  da Ospa e participação especial de Ernesto Fagundes. Não faltou o Canto Alegretense que levantou o público presente no interior do Centro Cultural e os que acompanhavam pelo telão na rua.