Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

19 de agosto de 2015

Gestores municipais tratam de Carnaval e Orçamento Participativo

Foto: Nathália Pase/Divulgação PMPA
Encontro definiu a criação de comissão para o Carnaval de rua de 2016
Encontro definiu a criação de comissão para o Carnaval de rua de 2016
O Carnaval de rua do ano que vem já está sendo tratado pela prefeitura. O assunto foi abordado por titulares e adjuntos de órgãos municipais relacionados ao tema na manhã desta quarta-feira, 19. O Comitê de Gerenciamento (CG) conjunto dos programas estratégicos Porto Viver e Infância e Juventude Protegidas ocorreu na Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (Smpeo), no Centro Histórico.
Comandada pelo titular da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), Diego Buralde, a reunião foi iniciada com análise das demandas que constam na Lei Orçamentária Anual de 2015 relacionadas ao Porto Viver. No momento, duas estão concluídas, 20 estão em execução e seis foram iniciadas.
Na sequência, os gestores analisaram ações para viabilizar o Carnaval de rua de 2016, indicador contratualizado da SMJ. A elaboração e a publicação do edital deverá ser realizada até 31 de dezembro. Além disso, foi oficializada a criação de comissão, com indicação de representantes por parte dos órgãos municipais envolvidos com a pauta, para planejamento e execução dos eventos, sob coordenação da SMJ. 
Neste ano, ao longo dos 14 dias de desfiles em ruas da Cidade Baixa, Centro Histórico e na Orla do Guaíba, o público total foi de 301.500 participantes. Atrás de 21 blocos, em 22 apresentações, somente na Cidade Baixa foram 197 mil presentes; na orla do lago, 89.500 foliões e, no Centro Histórico, 15 mil presentes. Além de integrantes de 12 órgãos municipais, trabalharam antes, durante e após os dias de folia membros das Polícias Militar e Civil e do Ministério Público do Rio Grande do Sul.   
O próximo encontro do programa estratégico Infância e Juventude Protegidas, gerenciado por Márcia Carcuchinski, da Smpeo, será em 2 de setembro. Já a reunião seguinte do Porto Viver, cuja gerência é ocupada por Eunice Schwengber, também da Smpeo, está marcada para o dia 16 do mês que vem.
Comitê de Gerenciamento – Instâncias coletivas das quais participam membros de diversos órgãos da prefeitura para tomar decisões e acompanhar o gerenciamento dos 12 programas estratégicos de governo. Os comitês se reúnem mensalmente, com presença de secretários e/ou adjuntos e gerentes. Cada programa é composto por inúmeras ações transversais, pensadas e executadas de forma conjunta para o melhor aproveitamento dos recursos e garantia de mais resultados para a sociedade.




/carnaval /orcamento_participativo /planejamento_estrategico
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.