Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

31 de agosto de 2015

Porto Alegre Em Cena abre nesta quinta

Foto: Olivier Quadah/Divulgação PMPA
Acompanhada pelo grupo Vocal Ensemble, Monk fará o show de abertura
Acompanhada pelo grupo Vocal Ensemble, Monk fará o show de abertura
Nesta quinta-feira, 3, tem inicio a 22º edição do Porto Alegre Em Cena. Na programação, que vai até 20 de setembro, estão confirmados espetáculos da Bélgica, Argentina, Uruguai e destaques da produção brasileira. Além das peças teatrais e shows, as atividades formativas são um importante segmento do festival. São oficinas, mostras descentralizadas, parcerias com outros municípios, como Caxias e Canoas. Outros destaques do festival são o Prêmio Braskem em Cena, que completa dez anos em 2015, o ciclo de cinema e o projeto Psicanalítica em Cena. O Ponto de Encontro na Casa de Teatro seguirá reunindo artistas e participantes em programações paralelas e encontros.
 
Gaúchos Em Cena - Os livros produzidos no Porto Alegre Em Cena deste ano abordam a trajetória do ator Mauro Soares e têm a autoria do jornalista Roger Lerina. Essa coleção é lançada anualmente nas edições do festival e coloca em destaque os personagens das artes cênicas gaúchas. A homenageada desta edição será a atriz Adriane Mottola, que tem mais de 30 anos de carreira dedicados às artes cênicas, com espetáculos memoráveis no currículo.

Meredith Monk – Será a atração da abertura da 22ª edição do festival. Meredith Monk, compositora, coreógrafa e intérprete, uma das artistas americanas mais importantes de sua geração, mostra suas composições em diversos gêneros, revelando versatilidade musical e criatividade visual. Atualmente, celebra sua 50ª temporada de criação e performance com espetáculos em que explora a voz como se fosse um instrumento, numa linguagem própria e muito peculiar - que desenvolveu ao longo de sua carreira. A artista expande os limites da composição musical e cria paisagens sonoras que revelam sentimentos, energias e até mesmo memórias que a linguagem não é capaz de traduzir. Monk e sua Vocal Ensemble oferecem, em quarteto, um concerto apresentando sua singularidade como compositora e seu comprometimento com uma espécie de transformação espiritual através da música.
 
A música tem espaço expressivo no Porto Alegre em Cena, que este ano traz as revelações Tulipa Ruiz, em seu Dancê; Zélia Duncan, com o show Tudo esclarecido, abordando a obra de Itamar Assumpção; Ná Ozzeti e José Miguel Winsnik e Adriana Calcanhotto são alguns destaques. O Porto Alegre em Cena contará, mais uma vez, com o patrocínio da Petrobras e Braskem, empresas parceiras do festival. 
Lista dos espetáculos internacionais, nacionais e locais:
Internacionais
Arthur de Faria e Omar Giammarco – Argentina
Attends, attends, attends... (pour mon père) – Bélgica
El Pelicano – Uruguai
Heda Gabler – Uruguai
Love, love, love – Uruguai
Marx In Soho – Uruguai
Meredith Monk / Quartet Concert - Estados Unidos
 
Nacionais
Adriana e Cid – Rio de Janeiro
Badi Assad – São Paulo
Caesar – São Paulo
Como a lua - Pernambuco
Contrações – Rio de Janeiro
Dancê / Tulipa Ruiz – São Paulo
Frida y Diego – Rio de Janeiro
Galileu Galilei – Rio de Janeiro
Karamazóv – São Paulo
Krum – Paraná/ Rio de Janeiro
Mortal loucura/ Tatit, Wisnik, Nestrovski e Reze – São Paulo
Ná e Zé/ Na Ozzetti e José Miguel Wisnik – São Paulo
Oleanna – Rio de Janeiro
Por um pouco de veneno / Carlos Careqa - Paraná
Potestad – São Paulo
Rei Lear - Pernambuco
Ricardo III – São Paulo
Stupro - Pernambuco
Zélia Duncan – São Paulo
 
Locais
A vida dele, de In.Co.Mo.De-Te
As quatro direções do céu, de Cia Teatral Face e Carretos
Bukowski - Histórias da vida subterrânea, de Depósito de Teatro
Bundaflor, Bundamor, de Eduardo Severino Companhia de Dança
Cidade proibida, de Cia Rústica
Língua mãe - Mameloschn, de Ato Cia Cênica
Os homens do triângulo rosa, de Cia Teatro ao Quadrado
P-U-N-C-H
Um dia assassinaram minha memória, de Jogo de Cena Companhia Teatral
Vertigens, de Circo Teatro Girassol
 
O Porto Alegre em Cena é uma realização da Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura, com a participação do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras e Braskem, com o patrocínio de Panvel Farmácias, apoio cultural de Timac Agro e financiamento Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 
 
 


/poa_em_cena
Texto de: Thiago Silva de Oliveira (Estágiário)/Supervisão de Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.