Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

29 de agosto de 2015

Quase 40% dos CTG's estão fora do RS; confira mapa do tradicionalismo


CTG's preservam as tradições e são palco de grandes bailes (Foto: Rogerio Bastos/Divulgação)

Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) estão em 23 Estados do país. Há entidades até em Rio Grande do Norte e no Maranhão.


Com uma média de 3,5 Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) por município, o Rio Grande do Sul é, pela lógica, o Estado brasileiro com mais entidades que cultivam a cultura e os costumes do povo gaúcho. São 1.731 Centros para 497 municípios.

Mas não pense que é só no Estado mais ao Sul do país que existem os CTG’s. Fora do Rio Grande do Sul, há 1.103 entidades espalhadas por 23 Estados, o que representa 38% do total de 2.834 instituições em todo o Brasil.

Os vizinhos catarinenses ocupam o segundo lugar entre os Estados com mais CTG’s no país, seguidos dos paranaenses. Conforme o presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Ermelino de Mello, para ser contabilizada, a entidade precisa ser filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) da região que compreende.

Mello, que é natural de Santo Ângelo e reside em Campo Grande (MS), avalia que a proliferação dos CTG’s pelo país tem origem na busca dos gaúchos por oportunidades em outros Estados. Após se mudarem, sentiram a necessidade de amenizar a saudade da tradições.

“O Rio Grande do Sul ficou pequeno, tivemos de sair. Mas, devido ao nosso saudosismo, sempre formam-se grupos e assim surgem os CTG’s. Temos o sentimento da saudade mais aguçado, inventamos qualquer coisa para nos reunirmos”, comenta Mello ao G1.

O presidente da CBTG compartilha ainda da ideia de que, para ser gaúcho, não é preciso pertencer ao território, pois o que caracteriza o modo de vida são os costumes e a paixão pela cultura.

Veja o ranking de CTG’s por Estado:1º Rio Grande do Sul - 1.731
2º Santa Catarina - 601
3º Paraná - 336
4º Mato Grosso - 43
5º Rondônia - 33
6º São Paulo - 28
7º Mato Grosso do Sul - 19
8º Goiás - 9
9º Rio de Janeiro - 7
10º Bahia - 5
11º Distrito Federal - 4
12º Amazonas e Minas Gerais - 3
13º Tocantins e Pernambuco - 2
14º Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Espírito Santo - 1


Fonte: portal G1 - Jogos Farroupilha / Rio Grande do Sul