Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

24 de agosto de 2015

Porto Alegre Film Commission terá seminário

Foto: Joel Vargas/PMPA
Ideia é promover a Capital como cenário para produções e filmagens
Ideia é promover a Capital como cenário para produções e filmagens
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) promove nesta quinta-feira, 27, o seminário “Estruturação da Porto Alegre Film Commission”, evento que faz parte do processo de implantação desse segmento na capital gaúcha. A organização visa a atrair e facilitar produções audiovisuais em Porto Alegre, repercutindo positivamente na promoção turística do destino, no incremento da economia e no fomento da indústria audiovisual que é expressiva na Capital. Na ocasião, será assinado termo de cooperação técnica entre as diversas entidades e instituições parceiras.
 
O seminário ocorrerá a partir das 14h, na Sala Lupicínio Rodrigues do Hotel Laghetto Viverone Moinhos. O evento de informação e sensibilização terá como palestrantes o presidente da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) e da Rio Commission, Steve Solot, e a secretária de Turismo de Garibaldi e representante da Garibaldi Film Commission, Ivane Fávero.
 
O projeto, em andamento na SMTUR, com a parceria de entidades e profissionais do setor audiovisual local, do trade turístico e de outros segmentos da prefeitura, será responsável pela articulação entre agentes públicos e privados para facilitar a produção audiovisual em áreas como serviço, infraestrutura e logística. O objetivo é potencializar e promover a Capital como cenário para produções e filmagens locais e nacionais, gerando mídia espontânea para a cidade como destino turístico por meio do cinema, da publicidade e de outros conteúdos audiovisuais. Algumas cidades no Estado já contam com film commissions, com destaque para Bento Gonçalves e Garibaldi, na serra gaúcha.
 
Banco de dados – O termo de cooperação técnica formalizará a parceria no compartilhamento de informações que venham a integrar um banco de dados para estar à disposição de produtores audiovisuais do país e do exterior. Uma das primeiras tarefas da Porto Alegre Film Commission é o levantamento dos serviços técnicos e de fornecedores locais, bem como a organização de um acervo de imagens e produções já realizadas em Porto Alegre.
 
O banco de dados contemplará, entre outros itens, informações técnicas de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico e para locações, empresas de alimentação, meios de hospedagem e empresas de transporte, possibilidades de infraestrutura e de parcerias.
 


/audiovisual
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.