Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de agosto de 2015

Artistas saem às ruas para protestar contra mudanças na lei


via zero hora:

Manifesto teve início no Centro Histórico e terminou na Cidade Baixa

Por: Marcelo Kervalt
28/08/2015 - 23h16min

Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
As vias de Porto Alegre foram tomadas por dezenas de artistas de rua carregando instrumentos, máscaras e indignação. O protesto, que teve início às 19 horas na Largo Glênio Peres e seguiu para o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, é uma forma de repúdio à minuta divulgada pela prefeitura no dia 13 deste mês. O documento regra as manifestações culturais de rua e promove uma série de mudanças na lei nº 11.586, de 5 de março de 2014. Para o integrante da diretoria do Sindicato dos Artistas e presidente da Casa do Artista Rio-Grandense, Luciano Fernandes, a prefeitura não está respeitando os direitos dos artistas.
— O documento faz uma série de exigências como a proibição de tambores. Os artistas teriam, conforme a minuta, que fazer um cadastro para poder se apresentar. A situação já está difícil com espaços culturais fechando e mais pessoas vindo para as ruas. A prefeitura não pode fazer isso. Nós estamos de olho e vamos nos manifestar para que essa minuta não seja oficializada — disse Fernandes.
Leia a minuta de decreto na íntegra
Artistas de rua têm em comum a relação com a música ainda na infância

 

Manifesto pelas ruas Foto: Adriana Franciosi / Agência RBS
Diante de manifestações anteriores, o vice-prefeito, Sebastião Melo, garantiu que a minuta de decreto foi criada para colocar o assunto em pauta, mas que o documento precisa ser aperfeiçoado. Segundo Melo, a minuta foi distribuída sem a sua anuência. Ele pediu, ainda, que o texto fosse desconsiderado.
Mesmo assim, o Sindicato dos Artistas optou por realizar a manifestação desta noite.
— A prefeitura tem que saber que estamos atentos — finalizou Fernandes.
* Zero Hora

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com