Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de agosto de 2015

Abertas as inscrições para eleição dos fóruns de planejamento

Foto: Diego Tortorelli/Divulgação PMPA
Nos fóruns, a população apresenta propostas para o desenvolvimento
Nos fóruns, a população apresenta propostas para o desenvolvimento
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)  edital de convocação para as eleições de conselheiros, suplentes e delegados dos Fóruns Regionais de Planejamento. O processo eleitoral inicia-se no dia 7 de outubro e encerra-se no dia 26 de outubro. Os conselheiros representam as oito regiões de gestão do planejamento no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), onde a população participa do planejamento da cidade.

Os candidatos a conselheiros e suplentes devem ter no mínimo 18 anos, comprovar residência na região e apresentar declaração de que não exerçam cargo em comissão na prefeitura, cargo eletivo municipal ou de representação em outro conselho municipal. Veja aqui as datas e locais das votações

Nos fóruns regionais, a população opina sobre o planejamento urbano, apresenta propostas para o desenvolvimento da região e debate projetos de empreendimentos ou atividades que provocam mudanças onde serão instalados e no dia a dia das pessoas. Porto Alegre tem oito fóruns planejamento com delegados e conselheiros eleitos a cada dois anos. Os conselheiros levam as decisões dos fóruns ao CMDUA.

Conselho - O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) é um espaço mais amplo de participação, onde são decididas as políticas de crescimento da cidade e analisados os projetos de construções que provocam mudanças na vida da população. Tem 28 integrantes, incluindo o presidente, que é o secretário do Planejamento Municipal. Nove representam a comunidade (oito são escolhidos pelos fóruns regionais de panejamento e um pelo Orçamento Participativo). Nove representam entidades de classe, ambientais, afins com o planejamento urbano e instituições científicas. Nove representam município, Estado e União.

Inscrições das candidaturas:
Local: Smurb – sv. Borges de Medeiros, 2244/ 6º andar, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30
Delegados: na sede da Smurb ou por e-mail imprensa@smurb.prefpoacom.br 
Informações: 51 3289-8622 / 51 3289-8611

Cronograma das eleições
17h - Início do credenciamento dos eleitores para a plenária
20h - Encerramento do credenciamento para a plenária
20h  -  Plenária de apresentação das chapas e votação



/forum /planejamento
Texto de: Aline Brum
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.