Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

19 de agosto de 2015

Audiências debaterão regulamentação de apresentações de rua

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) passa a coordenar a elaboração da minuta do decreto que regulamenta as manifestações culturais de artistas de rua em espaços públicos abertos, por determinação do vice-prefeito Sebastião Melo. O objetivo do decreto é regrar a Lei 11.586, de 5 de março de 2014. As primeiras discussões ocorreram nesta terça-feira, 18, em reunião na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Além de vereadores, participaram representantes das secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic), da Cultura e do Meio Ambiente (Smam), do Ministério da Cultura (MinC), da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (Sated).

Entre as primeiras definições da SMC está a convocação de três audiências públicas em um prazo máximo de 45 dias. A ação, que conta com o apoio do presidente da Cece, vereador Reginaldo Pujol, pretende reunir todas as partes envolvidas e dar um encaminhamento consensual aos dispositivos do decreto. Para o secretário adjunto da Cultura, Vinicius Cáurio, essa regulamentação não pode ferir dispositivos que estão definidos em outras leis, como comércio, poluição sonora e propriedade intelectual. "No entanto, é necessário definir um regramento equilibrado e construído democraticamente", frisou.

As datas, horários e local das audiências devem ser definidos até a próxima sexta-feira, 21, em conjunto com a Câmara Municipal.



/cultura /executivo

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com