Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2013

Ciranda Escolar aproxima criança à cultura gaúcha no Acampamento


Teve início nesta segunda-feira, 9, o projeto Ciranda Escolar, no Acampamento Farroupilha. A atividade promove visitas guiadas ao Parque Maurício Sirostky Sobrinho (Harmonia) durante todo o período do evento. São recebidas crianças das redes municipal, estadual e particular, do ensino fundamental e de escolas especiais de Porto Alegre e de todo o Estado. 
 
Em duas turmas diárias – das 9h às 11h e das 14h às 16h – as visitas guiadas acontecem em toda a área do acampamento, dependendo do interesse da escola e da programação nos piquetes. “Nossa intenção é realizar atividades pedagógicas explicativas sobre a história do Rio Grande e os costumes, como a indumentária e o chimarrão”, explica a pedagoga Odila Paese Savaris, uma das organizadoras do projeto. As informações sobre a cultura gaúcha são passadas de forma lúdica, através de teatro de bonecos. Das atividades do projeto também faz parte a programação de cada piquete. Cada unidade possui programação cultural própria, com dia e horário especificado, o que é exigido quando da inscrição no Acampamento. Os pequenos também ganham lanche e, dependendo da necessidade, almoço. 
 
Nesta tarde, uma das turmas que visitou o Acampamento foi a do projeto social AABB Comunidade, que disponibiliza atividades no turno inverso para crianças da rede municipal da região Sul de Porto Alegre. Guiados pela professora Patrícia Rangel Viana, os pequenos, de 6 a 8 anos, participaram de uma oficina sobre lendas do Sul. “Para o conhecimento da cultura do Estado, é uma ótima experiência. Uma coisa é a teoria, em sala de aula. Outra é a vivência deles aqui, na prática”, avalia Patrícia. 
 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Caren Mello
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.