Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

3 de setembro de 2013

Seminário prepara Semana da Consciência Negra

Foto: Divulgação/PMPA
Sociedade civil propôs ações para a Semana da Consciência Negra 2013
Sociedade civil propôs ações para a Semana da Consciência Negra 2013
Descentralização das atividades, a saúde da comunidade negra e a criação do PAI – Programa de Aceleração da Inclusão foram algumas das propostas que resultaram do I Seminário da Comunidade Negra, que teve como objetivo definir a programação da Semana da Consciência Negra de 2013, que ocorre no mês de novembro. Organizado pela Secretaria Adjunta do Povo Negro e Conselho Municipal do Negro, o evento contou com a presença de representantes de entidades negras da Capital, da grande Porto Alegre e da prefeitura. Considerada uma reunião de trabalho o encontro teve como painelistas o sociólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Edilson Nabarro e do professor André Luis Pereira.

Para Nabarro, que defende a criação do PAI, esta pauta teria por finalidade principal criar uma agenda geral oportunizando uma disputa orçamentária junto aos órgãos governamentais, já que os recursos destinados para a Semana da Consciência Negra são sempre escassos. Já André Pereira sugeriu que o evento deste ano seja descentralizado oportunizando maior participação da comunidade de vilas e bairros. Duas maneiras para que esta ideia seja posta em prática foram sugeridas durante a reunião. O governo disponibilizar ônibus para trazer a comunidade periférica até o local onde forem realizadas as ações ou programar atividades diretamente nos bairros.

Um calendário estadual de atividades também foi sugerido, além da pauta que visa discutir o extermínio da juventude negra. Durante o encontro os participantes responderam a um questionário onde apresentaram sugestões para a Semana da Consciência Negra. A secretária-adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto, frisou que é importante a comunidade definir o mais rápido possível a pauta para a programação de novembro, visando a obtenção de recursos e a confecção de matérias para promover a semana. Também foram acertados no mínimo mais dois encontros para debater o assunto deverão ocorrer, um em setembro e outro em outubro.

Durante o seminário, que ocorreu no auditório dos Correios e Telégrafos de Porto Alegre, foram distribuídos aos participantes o livro João Cândido, do jornalista Paulo Ricardo de Moraes e editado pela Prefeitura, que conta história do marinheiro negro que liderou a Revolta da Chibata em 1910, e a Revista Observando, que apresenta, através de dados, a evolução e formação da comunidade negra na Capital.


/povo_negro
Texto de: Lucas Braz
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.