Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

4 de julho de 2013

Exposição itinerante sobre a história dos festivais nativistas chega a Porto Alegre

A exposição que apresenta a história dos mais de 40 anos dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul chega a Porto Alegre. Entre 03 e 13 de julho, os painéis que circularam pelos principais eventos de música tradicionalista do Estado desde novembro de 2012 estarão disponíveis à visitação na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul, das 10h às 21h, de terça-feira a sábado.
A mostra comemorativa já foi exposta em festivais e eventos em Santa Maria, Osório, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Campo Bom, Viamão, São Lourenço do Sul e Uruguaiana. A exposição deverá ser exibida ainda em Cruz Alta, durante a Coxilha Nativista.
Realizada pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), produzida pela Tabla Produções Artísticas e patrocinada pela Petrobras, a exposição reconta desde suas origens a trajetória dos eventos musicais que ano após ano movimentam comunidades e artistas de todo o Rio Grande do Sul. Desde o início, com a realização da Califórnia da Canção Nativa – cuja origem é até hoje alvo de controvérsia- passando pela superação de preconceitos artísticos e pela luta dos artistas por liberdade de expressão em um ambiente de ditadura, a exposição apresenta um olhar particular e abrangente sobre a cultura sulista. O projeto é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Governo do Rio Grande do Sul.
Serviço:
O que: Exposição 40 anos dos Festivais de Música Nativista
Quando: Entre 03 e 13 de julho
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul – Rua Sete de Setembro, 1.020, praça da Alfândega, Centro, Porto Alegre
Entrada Franca