Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

3 de julho de 2013

Resultado final do Edital Sedac nº 11/2012 Rede RS Pontos de Cultura



A Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Cidadania Cultura, torna público o resultado da avaliação dos Recursos da fase de Seleção e o resultado final do Edital Sedac nº 11/2012 Rede RS Pontos de Cultura. Os editais são produto do convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), a partir da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, dentro dos programas Cultura Viva e Mais Cultura. Os (as) proponentes terão, a partir da data de publicação do resultado final, 30 dias corridos para apresentação da documentação necessária ao conveniamento. A relação da documentação está disponível no site da Secretaria da Cultura onde também pode ser acessado o resultado dos recursos da fase de seleção e a listagem final.

Os Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação. São fundamentos do Programa a gestão participativa, a educação popular, a comunicação comunitária, a economia solidária, a cultura digital, a sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Estas dimensões da ação humana são estimuladas pelo reconhecimento da importância da diversidade cultural e da cultura local, através do protagonismo e autonomia.
Seguindo os pressupostos do Programa Cultura Viva, do qual fazem parte, os Pontos de Cultura contarão com condições de articulação em Rede e serão estimulados a desenvolver processos colaborativos de produção cultural, promover o compartilhamento de experiências, processos, produtos e saberes, além da gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público.
Neste processo a Cultura é considerada um direito social básico de todos e todas e quem a produz é a sociedade, indo além da Arte, mobilizando imaginários, identidades, podendo estimular a consciência crítica e reflexiva, o encantamento simbólico, a ampliação de repertórios e a qualidade de vida.
Selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações, com a compra de material e contratação de profissionais, entre outras necessidades. O Ponto de Cultura não tem um único modelo – nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Os Pontos de Cultura contarão com inúmeras ações de apoio e acompanhamento, como a realização de seminários anuais de qualificação em assuntos relativos à gestão cultural, oficinas temáticas, prêmios de incentivo ao compartilhamento de tecnologias sociais inovadoras, equipe de assessoramento, uma van contando com equipamentos digitais, audiovisuais e de som, a publicação de cartilhas, revistas, portal virtual, além da realização de encontros de intercâmbio, articulação e mostra de produtos.
Clique aqui e veja o resultado da avaliação dos Recursos da fase de Seleção
Clique aqui e veja a ata da reunião da Comissão de Seleção
Clique aqui e veja o resultado final do Edital Sedac nº 11/2012 Rede RS Pontos de Cultura
Clique aqui e veja o Plano de Trabalho para o conveniamento
Clique aqui e veja a lista dos documentos para o conveniamento