Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

5 de julho de 2013

Seminário Leituras para além da obrigação


 
No mês de agosto vai acontecer na Coordenação do Livro e Literatura o Seminário chamado Leituras para além da obrigação. A ideia é que a partir dos livros indicados para o vestibular da UFRGS (leituras obrigatórias), os professores especialistas apresentem, conversem, contextualizem essas obras para os pré-vestibulandos ou para o público interessado.


Um dos principais objetivos é resgatar a importância dessas obras e o porquê, ou seja, a relevância dessas leituras dentro da literatura brasileira/portuguesa. Mais do que isso, o projeto visa resgatar o sentido que as façam importantes como leituras formadoras de senso crítico social e cultural, e não só como objetos de avaliação do concurso. Nosso ideal não é repetir seminários com enfoque na prova de seleção, mas sim trazer um novo ponto de vista, buscando o caráter de importância e a relevância de cada livro na história da literatura.

O projeto acontecerá aos sábados pela manhã durante todo o mês de agosto, no Teatro Renascença, localizado no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307 – Menino Deus). As datas marcadas são dias 3, 10, 17, 24 e 31. Deste modo, todos os livros do vestibular da UFRGS serão abordados, cada obra por um professor especialista.

Em breve, divulgaremos a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e as informações sobre as inscrições.