O segundo dia da Conferência Brasileira de Turismo Criativo foi aberto com 
o painel Experiência: Paris Criativa, apresentado por Sylvie Canal. Criadora do 
portal creativeparis.info, Sylvie mostrou como foi implantado o programa de 
Turismo Criativo na capital francesa.  A palestra foi mediada pelo economista e 
diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul 
(ABIH/RS) Abdon Barretto Filho.
 
Destino mais procurado no mundo, Paris buscava desenvolver uma nova maneira 
de promover a cidade e de como os visitantes a vivenciam, assim surgiu o portal 
creativeparis.info. “Procurávamos uma forma de fazer um turismo mais 
participativo, não só de contemplação”, disse Sylvie. A francesa lembrou que no 
início não havia uma metodologia específica para a construção do portal. “Não 
tínhamos método, estrutura como a de Porto Alegre, que vimos ontem na 
apresentação do secretário Luiz Fernando Moraes. Começamos a partir das 
experiências que tínhamos e com base do que acontecia em Barcelona. Foi 
realizado um longo trabalho de classificação e a avaliação das oficinas, e hoje 
contamos com oito categorias”, contou.
 
De acordo com Sylvie, a principal diretriz do processo foi descobrir como 
atrair o visitante para conhecer a cidade de outra maneira. “O Turismo Criativo 
é extremamente enriquecedor. O turista torna-se mais artista e compartilha com 
os locais, o que dá outra dimensão a viagem e o instiga a retornar”, disse. A 
francesa citou a culinária local como exemplo de atividade criativa bem sucedida 
em Paris. “Todo mundo tem o sonho de ir a Paris e aprender com chef francês como 
fazer croissant para o café da manhã ou baguette. E a oficina 
proporciona essa experiência e dá outro sabor ao croissant, ao 
baguette”, comentou.
 
Para Sylvie, os setores de turismo e cultura devem trabalhar juntos. “O 
futuro de ambos está entrelaçado, pois se completam e juntos têm um potencial 
enorme”, disse.  A francesa destacou, também, características em comum entre as 
capitais francesa e gaúcha: O que caracteriza Porto Alegre e Paris como destino 
de Turismo Criativo é toda a cultura, todo esse patrimônio, e a paixão criativa 
para fazer o visitante ver a cidade de outra maneira. 
/turismo
Texto de: 
Cristiane Serra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
 
 
 
